Empreender
Empreender
O auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande, recebeu na tarde de segunda-feira (30), mais uma edição do Encontro Estadual do Sistema Faems – Programa Transformação, que reuniu associações comerciais de todas as regiões do estado. A iniciativa é uma parceria entre Sebrae/MS e Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (Faems) com foco em integrar a programação do evento “Sebrae 2023 – Inovando Caminhos Para Empreender”, que divulgou as principais ações para apoiar o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios neste ano.
O encontro tem o objetivo de promover maior integração entre as entidades com troca de conhecimentos. Os participantes tiveram acesso à conexão com novos parceiros comerciais e conheceram detalhes do novo ciclo do programa TransformAção, além de melhorar a gestão das associações comerciais, contribuindo, ainda, para o aumento da receita. Para esta edição do programa, já estão inscritas associações de 50 municípios.
O presidente da Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, reforça o comprometimento das associações nesse novo momento. “Com este convênio, iremos unir forças por meio de ações que já são realizadas, tanto pela Faems, quanto pelo Sebrae/MS, e que agora serão desenvolvidas e executadas de forma conjunta, visando resultados ainda melhores. Essa parceria irá levar muitos projetos e melhorias com consequências positivas na renda dos empresários e das associações”, declarou.
Segundo o diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, as associações desempenham um trabalho importante junto aos seus associados, que são pequenos empresários. “Nunca, na história da Federação, nós tivemos um ambiente tão propício para fazer a transformação das nossas associações. E é com esse propósito que o Sebrae está junto delas. Vocês conhecem as dores do empresário e nós temos uma rede de ações com consultorias e capacitações para que a gente, de forma unida, fomente o crescimento empresarial no estado”, disse Estanqueiro.
O programa TransformAção possibilita às associações comerciais que aderem à iniciativa que participem de quatro ações prioritárias:
- Diagnóstico dos principais desafios das associações para a criação de um plano de ação e o acompanhamento dos executivos das entidades;
- Reuniões mensais on-line com foco na abordagem de temas para fomentar o associativismo;
- Articulação com novos fornecedores para criar oportunidades;
- Capacitações diversas.
Edição 2022
O Encontro Estadual do Sistema Faems já foi realizado em março de 2022, em Campo Grande, quando reuniu mais de 40 entidades de todas as regiões do estado para promover a troca de conhecimentos e integração entre os participantes. O encontro também foi reproduzido em Dourados, em abril do ano passado, e, em agosto, em São Gabriel do Oeste.