1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender / #11WCC

Micro e pequenas empresas devem ser prioridade nas estratégias para facilitação do comércio

Especialistas exploram novas fronteiras para negociações comerciais

14 de junho de 2019 - 16:32

Aliança Global para a Facilitação do Comércio organizou, para o último dia do #11WCC, o workshop “Novas fronteiras na facilitação do comércio”. O objetivo foi analisar as formas inovadoras pelas quais as empresas responsáveis podem usar seu conhecimento, tecnologia e melhores práticas para impulsionar a reforma da facilitação do comércio.

O debate foi mediado por Jose Raul Perales, vice-diretor de Comércio do Centro para Empresas Privadas Internacionais (EUA). Os palestrantes foram Valérie Picard, vice-diretora da Aliança Global para a Facilitação Comercial da International Chamber of Commerce (ICC); Anne Chappaz, chefe de Fortalecimento Institucional da Divisão de Empresas e Instituições da Organização Mundial do Comércio (OMC); Lucas Ferraz, secretário executivo de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Brasil); Emmanuelle Ganne, analista sênior da Organização Mundial do Comércio (OMC); John Edwin Mein, coordenador executivo do Instituto Aliança Procomex (Brasil); e Constanza Negri Biasutti, gerente de Política Comercial da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Anne Chappaz afirmou que não há uma receita para a prosperidade da reforma de facilitação comercial, pois há variáveis como a situação econômica de cada país, recursos, legislações próprias. No entanto, a inclusão do setor privado não pode ficar de fora do plano: “A constante é a obrigação de garantir que as micro e pequenas empresas tenham um papel de prioridade em todo o processo”. Segundo Chappaz, isso se faz por meio do e-commerce e investimento em tecnologia digital.

Congresso

O #11WCC reúne cerca de 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro, entre 12 e 14 de junho. Saiba mais em www.worldchamberscongress.org e confira a cobertura fotográfica em https://www.flickr.com/photos/_cacb/

 

Por Joana de Albuquerque da Assessoria de Comunicação do #11WCC

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.