1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

MG: Treinamento da metodologia do Programa Empreender e palestras sobre associativismo marcam visita de Jordi Castán à Aciub

Na segunda-feira, durante reunião da diretoria, o consultor destacou a importância e como é possível incrementar novos projetos internacionais na Aciub, reforçando a parceria entre a entidade e o AL-Invest

06 de junho de 2019 - 17:52

A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) recebeu o integrante do Al-Invest 5.0 e consultor da Sequa, Jordi Castán, que participou de algumas iniciativas tendo como foco o associativismo em diversas vertentes, sempre voltadas aos empreendedores.

Na segunda-feira, durante reunião da diretoria, o consultor destacou a importância e como é possível incrementar novos projetos internacionais na Aciub, reforçando a parceria entre a entidade e o AL-Invest. Além disso, já foram iniciadas conversações sobre um projeto de cooperação com iniciativas na Alemanha, que, quando consolidadas, serão anunciadas. A importância do Programa Empreender, que em Uberlândia é desenvolvido exclusivamente na Aciub, também fez parte deste encontro.

Na terça-feira foi realizada uma palestra, com a participação de dezenas de associados, em que foi possível entender melhor quais são as vantagens do associativismo e de que forma eles podem contar com a Aciub e o Programa Empreender para gerar benefícios para suas empresas.

Além destas duas ações foram realizados quatro dias de treinamentos com os consultores do Empreender da Aciub, além de outros da região, que tiveram a oportunidade de reforçar a metodologia, trocar ideias, avaliar situações e intensificar a importância do papel como moderadores na condução dos grupos.

Jordi Castán

Paisagista espanhol, que ama o Brasil e adotou Joinville (SC) como sua terra para morar, Jordi Castán é um homem de negócios, especialista internacional em Núcleos de Negócios, e atua como consultor e instrutor organizacional com foco setorial em núcleos de treinamento, metodologias participativas, associativas, planejamento estratégico e desenvolvimento. Ele também é diretor da A Boa Vista Projetos e Consultoria, consultor e especialista Sênior da GIZ e da Sequa gGmbH, da Alemanha, além de consultor da Swisscontact, da Suíça e assessor internacional para pequenas empresas do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento. A Sequa é uma organização mundial de desenvolvimento sem fins lucrativos, que desde 1991 realiza programas e projetos de cooperação internacional em estreita colaboração com a indústria alemã. Com sede em Bonn, na Alemanha, ela oferece expertise e experiência em suas áreas de negócios de promoção de câmaras e associações, treinamento vocacional, promoção do setor privado e comércio, contando com mais de 75 colaboradores e um volume de negócios de 38 milhões de euros.

Esta visita e as demais ações contaram com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

 

Pela Assessoria de Comunicação da Aciub

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.