1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

MG: Consultores do Empreender aprimoram conhecimentos com oficina onboard

Os papeis das oficinas onboard é levar os empreendedores a lidarem com situações reais de mercado, por meio de jogos de tabuleiros

18 de março de 2019 - 08:20

Levar os empreendedores a lidarem com situações reais de mercado, por meio de jogos de tabuleiros. Este é um dos papeis das oficinas onboard, que exploram temas como liderança, concorrência, planejamento, gestão de recursos e comunicação.

Com o objetivo de aprimorar conhecimentos sobe esta técnica, consultores do Empreender da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) participaram de uma oficina promovida pelo Sebrae Minas. Eles tiverem a oportunidade de verificar como ocorre, por meio da estimulação lúdica, o envolvimento dos participantes em estratégias e no planejamento das decisões, o que contribui para que o empreendedor possa aprender melhor e avançar algumas casas na hora de abrir ou gerir seus negócios.

A consultora Laila Angélica Ferreira de Almeida, avaliou a participação. “A oficina de jogos foi muito proveitosa e atrativa, pois, de forma lúdica e divertida os participantes conseguiram visualizar como é importante se traçar estratégias assertivas para o sucesso de uma empresa, além da necessidade de se ter uma visão ampla do mercado e estar atento e preparado para possíveis mudanças.  Estes conhecimentos serão essenciais para o auxílio aos empresários do projeto Empreender”, destacou a consultora.

As oficinas tiveram a duração de quatro horas, com cada jogo reunindo entre 8 e 16 participantes, divididos em mesas com quatro jogadores cada. Um facilitador explicou as regras e acompanhou o desdobramento da competição, criando analogias entre as experiências vividas naquele instante com os desafios do mundo dos negócios.

As atividades aconteceram no Sebraelab, um espaço criado pelo Sebrae Minas para estimular nos empreendedores a liberdade de criar, trocar ideias, conhecer novos conteúdos e pessoas, inovar, produzir e fazer negócios.

O Programa Empreender na Aciub conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

 

Pela Assessoria de Comunicação da Aciub

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.