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MG: Aciub oferece oficina de Gestão Financeira

O convidado para ministrar esta oficina é o consultor e analista técnico do Sebrae, Alexandre Tronconi, que tem formação em Ciências Contábeis (UFU), com pós-graduação em Contabilidade e Controladoria

17 de abril de 2019 - 13:16

O acompanhamento dos números relacionados às finanças em uma empresa é sempre um ponto de atenção, sendo necessário estar atento à movimentação, planejamento, números efetivados e a realizar, além de ter relatórios que demonstrem o cenário real e previsto. Para contribuir com esta atividade, a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), por meio do programa Aciub Capacitações e parceria com o Sebrae Minas, promove a ‘Oficina de Gestão Financeira’, dia 23 de abril, das 18h30 às 22h30, exclusiva para Associados da Aciub, com foco em empreendedores, gestores e demais profissionais, ou interessados no tema. O investimento é de apenas R$30,00, e para participar ou obter mais informações, basta fazer contato pelo e-mail relacionamento@aciub.com.br ou pelos telefones (34) 3239-1519 / (34) 3239-1523, ou inscreva-se clicando AQUI.

Conteúdo

O convidado para ministrar esta oficina é o consultor e analista técnico do Sebrae, Alexandre Tronconi, que tem formação em Ciências Contábeis (UFU), com pós-graduação em Contabilidade e Controladoria. Alexandre atua há mais de 15 anos na área contábil/fiscal de empresas de grande porte, como CCPR-Itambé, Supergasbrás, dentre outras.

Para garantir o melhor aproveitamento das quatro horas de oficina, o conteúdo foi dividido em tópicos:

    • Organizando-se Para a Gestão Financeira;
    • Organizando os Controles Financeiros;
    • Controles Financeiros Básicos;
    • O Que é Capital de Giro;
    • Como Calcular a Necessidade de Capital de Giro?
    • A Importância da Gestão do Capital de Giro;
    • O Que é Fluxo de Caixa?
    • Previsão de Vendas e os Respectivos Prazos de Recebimentos;
    • Previsão das Compras e os Respectivos Prazos de Pagamento aos Fornecedores;
    • Levantamento dos Valores a Receber de Clientes;
    • Levantamento dos Compromissos a Pagar;
    • Levantamento das Disponibilidades Financeiras Existentes;
    • Gestão do Capital de Giro;
    • Administração de Contas a Receber;
    • Gestão dos Estoques;
  • Apuração de Resultados;

Esta oficina conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

 

Pela Assessoria de Comunicação da Aciub

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Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.