1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

MG: Aciub e IFTM oferecem curso gratuito de manipulação de alimentos

O objetivo é que os participantes possam garantir em seus estabelecimentos resultados mais satisfatórios, de acordo com o que a vigilância sanitária exige

15 de maio de 2019 - 14:13

O Programa Empreender na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), por meio dos núcleos de Cervejarias e Restaurantes, e Self Service, Açaí e Padarias, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, promovem mais uma edição do ‘Curso de Manipulação de Alimentos’, gratuito e aberto a todos os associados. As aulas acontecerão entre 3 e 16 de junho, de segunda à quinta-feira, das 19h às 22h30, com emissão de certificado da Vigilância Sanitária. Para participar basta fazer a inscrição pelo www.aciub.com.br/inscrições. O material impresso a ser utilizado nas aulas será oferecido por um valor estimado de R$20,00.

Com carga horária de 40 horas, o objetivo deste curso é contribuir para a melhoria da qualificação dos profissionais e, consequentemente, da qualidade dos produtos alimentícios produzidos e manipulados por empreendedores do setor. Para atender as necessidades fundamentais neste setor é essencial que as empresas possuam no quadro de funcionários gestores e manipuladores de alimentos com conhecimentos e práticas de trabalho compatíveis às legislações vigentes e ,também, com requisitos para segurança dos alimentos, com planos de capacitação periódicos em relação às ferramentas da qualidade.

As doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) encontram-se entre os maiores riscos em relação à saúde pública. A contaminação por agentes patogênicos pode ocorrer em qualquer uma das fases de destinação dos produtos ao consumo ou fazer parte da matéria-prima obtida de maneira insatisfatória do ponto de vista higiênico. Essa realidade tem como causa principal o manipulador de alimentos, que na maioria das vezes, apresenta deficiências de formação profissional.

Nesta capacitação, serão tratadas questões relativas a como evitar as DTA’s, assim como os pontos de adequação à legislação e às normas sanitárias, que são essenciais para a autorização de funcionamento e garantia da qualidade dos processos e do que é oferecido aos clientes.  Durante as aulas os empreendedores aplicaram o roteiro de inspeção da Vigilância Sanitária municipal para avaliar seus estabelecimentos de acordo com as exigências legais.

O objetivo é que, com este curso, os participantes possam garantir em seus estabelecimentos resultados mais satisfatórios, de acordo com o que a vigilância sanitária exige de forma prática e simples, proporcionando uma facilidade de entendimento.

Esta capacitação conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

 

Pela Assessoria de Comunicação da Aciub

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.