Notícias Empreender
Empreender

Notícias

MG: Aciub e IFTM oferecem curso gratuito de manipulação de alimentos

O objetivo é que os participantes possam garantir em seus estabelecimentos resultados mais satisfatórios, de acordo com o que a vigilância sanitária exige

15 de maio de 2019 às 14:13

O Programa Empreender na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), por meio dos núcleos de Cervejarias e Restaurantes, e Self Service, Açaí e Padarias, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, promovem mais uma edição do ‘Curso de Manipulação de Alimentos’, gratuito e aberto a todos os associados. As aulas acontecerão entre 3 e 16 de junho, de segunda à quinta-feira, das 19h às 22h30, com emissão de certificado da Vigilância Sanitária. Para participar basta fazer a inscrição pelo www.aciub.com.br/inscrições. O material impresso a ser utilizado nas aulas será oferecido por um valor estimado de R$20,00.

Com carga horária de 40 horas, o objetivo deste curso é contribuir para a melhoria da qualificação dos profissionais e, consequentemente, da qualidade dos produtos alimentícios produzidos e manipulados por empreendedores do setor. Para atender as necessidades fundamentais neste setor é essencial que as empresas possuam no quadro de funcionários gestores e manipuladores de alimentos com conhecimentos e práticas de trabalho compatíveis às legislações vigentes e ,também, com requisitos para segurança dos alimentos, com planos de capacitação periódicos em relação às ferramentas da qualidade.

As doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) encontram-se entre os maiores riscos em relação à saúde pública. A contaminação por agentes patogênicos pode ocorrer em qualquer uma das fases de destinação dos produtos ao consumo ou fazer parte da matéria-prima obtida de maneira insatisfatória do ponto de vista higiênico. Essa realidade tem como causa principal o manipulador de alimentos, que na maioria das vezes, apresenta deficiências de formação profissional.

Nesta capacitação, serão tratadas questões relativas a como evitar as DTA’s, assim como os pontos de adequação à legislação e às normas sanitárias, que são essenciais para a autorização de funcionamento e garantia da qualidade dos processos e do que é oferecido aos clientes.  Durante as aulas os empreendedores aplicaram o roteiro de inspeção da Vigilância Sanitária municipal para avaliar seus estabelecimentos de acordo com as exigências legais.

O objetivo é que, com este curso, os participantes possam garantir em seus estabelecimentos resultados mais satisfatórios, de acordo com o que a vigilância sanitária exige de forma prática e simples, proporcionando uma facilidade de entendimento.

Esta capacitação conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

 

Pela Assessoria de Comunicação da Aciub

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel