Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Mercopar 2022 apresenta conteúdo técnico sobre a indústria do futuro

A maior feira de indústria e inovação da América Latina acontece em Caxias do Sul (RS) com foco em geração de negócios e apresentação de conteúdos relacionados à Indústria 4.0

20 de outubro de 2022 às 14:00

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Mercopar, a maior feira de indústria e inovação da América Latina, chega à sua 31ª edição, sendo a maior em três décadas de atuação ininterrupta.

Com práticas de ESG (sigla em inglês que institui técnicas voltadas para o meio ambiente, social e governança) aliadas às mais modernas tecnologias 4.0, juntamente ao que é tendência na indústria mundial, o evento passa pela cidade de Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha, entre os dias 18 e 21 de outubro.

“Com uma história de mais de 30 anos, a Mercopar transbordou os limites de ser apenas mais um evento no calendário das feiras industriais. Alinhada ao que há de mais importante no mundo, ela é uma ponte de conexão que liga demandas e soluções para as empresas, fonte de conteúdo atualizado, e espelho das tendências que vão impactar o futuro do setor industrial, local e globalmente”, avalia o diretor-superintendente do Sebrae/RS, André Godoy.

Na edição deste ano, o número de expositores foi ampliado chegando a mais de 500 confirmados nos mais variados segmentos setoriais. Para promover geração de negócios e de conteúdo, foram criados quatro grandes eixos temáticos: o Salão de Negócios, o Salão de Inovação, o Espaço Futuro e o Espaço Inspiração. Por meio desses ambientes, participantes de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem têm acesso a informações de qualidade e possibilidade de networking.

Com mais tempo e conteúdo disponível para fomentar os negócios, a feira garantiu maior atratividade à presença de grandes players da indústria nacional, de estados como DF, ES, GO, MG, PR, RJ, SC e SP, além do próprio RS, que tem na Serra Gaúcha um dos mais importante pólos do setor.

Geração de negócios

Uma das missões que a Mercopar tem é aproximar fornecedores de grandes compradores e fomentar novas oportunidades de negócios, o que tem cumprido desde sua primeira edição, em 1992. Em 2021, a feira movimentou um recorde de R$ 224 milhões – à época, um índice 75% maior que o registrado em 2020. 

Neste ano, a feira também inovou e antecipou as ações do Projeto Comprador – uma de suas principais ferramentas para a geração de vendas. Ao longo dos meses de julho, agosto e setembro, o evento realizou uma série de quatro encontros setoriais – metalmecânico, defesa, plásticos e energia – em ambiente digital, que conectaram 68 grandes companhias nacionais a 407 fornecedores de menor porte em um total de 516 negociações.

Apresentação de tecnologias da Indústria 4.0 na prática

Um dos destaques da edição é a apresentação do conceito de Indústria 4.0. por meio de um espaço criado para demonstrar na prática a aplicabilidade de algumas das mais modernas e inovadoras tecnologias e ferramentas do setor. Neste ano, com atenção especial a um dos processos fabris mais importantes de uma linha de montagem: a inspeção de qualidade. 

A estrutura de 2 metros quadrados simula uma estação de trabalho com demonstrações que têm como base a utilização de sistemas integrados de Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things), realidade aumentada, sistema de visão e robótica colaborativa. O demonstrativo foi desenvolvido pela Master Sistemas Automotivos, controlada pelas Empresas Randon.

A iniciativa da Rede RS Indústria 4.0 em parceria com o Sebrae/RS e o Senai/RS ilustra a sinergia e a integração entre diferentes atores da cadeia produtiva gaúcha. 

Conteúdo com autoridade

Ao incorporar o conceito de inovação à sua programação, a Mercopar tem se consolidado como uma fonte expressiva de conteúdo técnico alinhado ao que há de mais relevante no setor a nível mundial. 

Nesta edição,  a feira conta com grandes nomes do mercado, como o presidente do The New Development Bank (NDB) – Novo Banco de Desenvolvimento – (NDB), com sede em Xangai (China), o paulista Marcos Prado Troyjo; o reitor da Saïd Business School da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o indiano Soumitra Dutta; o professor de gerenciamento de produção e de operações, tecnologia e informações no SC Johnson College of Business, de Nova Iorque (EUA), Vishal Gaur; o professor na Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e analista político Oliver Stuenkel, entre outros.

 

Com informações de Sebrae Notícias

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel