Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Itamar Manso assume Vice-Presidência da Micro e Pequena Empresa da CACB

O Conselho Deliberativo da CACB elegeu a nova Diretoria, que ficará à frente da instituição no triênio 2022 – 2024

12 de janeiro de 2022 às 12:20

No dia 30/11/2021, o Conselho Deliberativo da CACB elegeu a nova Diretoria, que ficará à frente da instituição no triênio 2022 – 2024. O pleito foi realizado com chapa única, liderada pelo engenheiro civil Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e agora presidente da CACB. O empresário Itamar Manso assumiu o cargo de Vice-Presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB.

Itamar nasceu no Rio Grande do Norte e ingressou no sistema de Associações Comerciais por meio do Empreender como empresário integrante de um núcleo setorial de automecânicas. Algum tempo depois, assumiu a presidência da Associação Comercial de seu município e em seguida da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Rio Grande do Norte (Facern). Ele se declara um grande defensor do programa Empreender, levantando a bandeira da valorização do empresário da pequena empresa, que é o motor do desenvolvimento do país: “O Empreender é um movimento que não veio por acaso, ele ocupou uma lacuna de representatividade dos pequenos negócios. A agenda do Empreender tem que estar na agenda da CACB”.

Segundo Carlos Rezende, a participação de Itamar na liderança da entidade representa uma mudança de rumo para uma CACB mais representativa: “O presidente Itamar é um grande protagonista no desejo de que o Empreender tenha maior impacto dentro das entidades empresariais e das empresas”, afirma o coordenador do Empreender, que assumiu a superintendência da CACB em 2022.

O Vice-Presidente complementa: “Com a nova diretoria, comandada pelo presidente Alfredo Cotait e um corpo executivo forte, buscaremos nos articular para garantir a continuidade e a seriedade do projeto, por meio de modernização, otimização e um acompanhamento mais próximo das equipes”.

Empreender 2022

Em agosto de 2021, o convênio para o novo projeto do Empreender foi assinado durante a cerimônia do Prêmio Empreender, onde estiveram presentes membros da diretoria da CACB e do Sebrae Nacional. No mesmo mês, a CACB reuniu, via Zoom, os coordenadores e executivos das Federações de Associações Comerciais para apresentar a nova edição do programa. Participaram do encontro representantes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Até fevereiro de 2024, o Empreender terá como metas apoiar a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento a cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs.

O diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, afirma: “É gratificante saber que estamos contribuindo de alguma forma para organizações centenárias do nosso país, como é o caso das associações comerciais. O que simboliza esse prêmio são as ações efetivas de parceria que dão certo para o Brasil. Essa cooperação que temos com a CACB e as ACEs em cada município há 11 anos é uma satisfação para nós”.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, pontua: “A CACB está presente em quase todo o Brasil, tem uma capilaridade invejável, e essa é a nossa hora de partir para cima. Estamos muito bem equipados e o Sebrae está à inteira disposição de todas as Associações Comerciais, com todas as ferramentas necessárias para o momento”.

AL-Invest Verde

Após o encerramento do AL-Invest 5.0, a União Europeia lançou o edital para o AL-Invest Verde, a edição 6.0 do maior programa de cooperação internacional na América Latina. Em outubro de 2021, o consórcio do qual a CACB faz parte foi aprovado na chamada de projetos, que visa a incentivar as MPEs na América Latina a adotarem produtos, processos e serviços menos poluentes e mais eficientes em termos de recursos, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis ​​são adotados em todo o mundo.

Em janeiro de 2022, a CACB recebeu a entidade alemã SEQUA, que lidera o consórcio de execução do AL-Invest, para discutir a implementação do projeto.

Rezende fala sobre um espaço estratégico que a CACB ocupa na execução de diferentes projetos, como o Empreender e o AL-Invest, que ao final têm a mesma missão: fortalecer o empresário da ponta. “Nosso empenho é para que a nova CACB alcance a sinergia necessária para potencializar todos os seus projetos. Seguiremos lutando pela continuidade e pelo avanço de iniciativas como essas, para que mais empresas sejam beneficiadas”, conclui o superintendente.

Leia mais:

CACB apresenta nova edição do Empreender para Federações

Agenda do AL-Invest Verde no Brasil teve presença da Comissão Europeia

 

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel