1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Governo apoiará pequenos negócios pelo Pronampe

09 de junho de 2020 - 18:10

O coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Carlos Rezende, participou, na manhã dessa terça-feira (9/6), de uma reunião sobre as linhas de crédito/fundos para o setor produtivo, a convite da Subsecretária Interina de Ambientes de Negócios e Competitividade, Adriana Azevedo.

As entidades foram informadas sobre as atualizações no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), uma das políticas do governo federal para o enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da COVID-19.

Instituído em 18 de maio de 2020, pela Lei 13.999/2020, o Pronampe é destinado ao apoio a microempresas e empresas de pequeno porte. O financiamento pode ser usado para investimentos e capital de giro isolado e associado, isto é, os pequenos negócios poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).

O Pronampe estipula a taxa máxima de juros anual igual a Selic acrescida de 1,25%. O prazo máximo de pagamento das operações contratadas é de 36 meses. Saiba mais aqui. Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o Pronampe vem no momento certo, em que o crédito é o maior gargalo para o empresário, em tempos de crise: “Chegamos a uma ideia que vem sendo debatida há muito tempo, que atende o interesse das MPEs, é permanente e onera pouco o empresário”.

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.