Notícias Empreender
Empreender

Notícias

FGV lança, em 21 de junho, projeto patrocinado pelo AL-Invest Verde

O projeto Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil tem como um dos objetivos apoiar empresas na transição para uma economia circular e de baixo carbono

16 de junho de 2023 às 09:37

A Fundação Getúlio Vargas lançará, no dia 21 de junho, o projeto Ancorando Cadeias de Valor Sustentáveis no Brasil, realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da EAESP FGV (FGVces), em parceria com a Câmara de Comércio da Espanha e com a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, e patrocinado pelo AL-Invest Verde. Para participar do evento de lançamento, clique aqui e inscreva-se.

A CACB é integrante do consórcio que administra o repasse dos recursos do AL-Invest Verde, sendo responsável pelas ações realizadas no Brasil.

De acordo com gestora de projetos do FGVces, Beatriz Brandão, o projeto visa apoiar empresas na transição para uma economia circular e de baixo carbono, com base no fortalecimento da gestão para a sustentabilidade em pequenas e médias empresas (PMEs) inseridas em cadeias de valor de grandes empresas no país.

“Esperamos três principais impactos com a execução deste projeto. O primeiro é melhorar práticas de gestão para sustentabilidade pelas PMEs; o segundo, fomentar o surgimento de novas parcerias e oportunidades de negócios entre PMEs, empresas-âncora e outras organizações do ecossistema; e, por fim, desenvolver cadeias de valor brasileiras com diferencial competitivo, em razão dos seus atributos de sustentabilidade”, conta Beatriz.

O projeto foi selecionado na primeira convocatória do AL-Invest verde, realizada em junho do ano passado, e vai atuar em 4 frentes, cada uma com objetivos diferentes. São elas:

Frente 1 – Desenvolvimento de capacidades

Objetivo: conduzir um processo formativo para PMEs parceiras de empresas-âncora em suas cadeias de valor.

Frente 2 – Produção de conhecimento

Objetivos: identificar desafios e oportunidades, barreiras e facilitadores para promover a economia circular em cadeias de valor selecionadas no Brasil; e mapear padrões, regulamentos e melhores práticas na Europa em relação a ESG, economia circular e soluções tecnológicas inovadoras.

Frente 3 – Redes e intercâmbio

Objetivos: criar uma comunidade de prática, que será uma rede multistakeholder voltada a compreender lacunas e desafios na melhoria das práticas de economia circular e sustentabilidade nas cadeias de valor selecionadas; e fortalecer o ecossistema de apoio às PME, como acesso a financiamento, regulamentação, exportação, entre outros fatores. Esta frente também busca apoiar oportunidades de negócios na Europa para PMEs selecionadas.

Frente 4 – Integração e divulgação

Objetivos: promover a divulgação e difusão do projeto; e apresentar resultados finais do projeto e dar visibilidade às PMEs participantes e respectivas empresas-âncora.

Para saber mais sobre o projeto, participe do evento de lançamento:

Local: Auditório FGV 9 de julho – térreo

Endereço: Rua Itapeva, 432 – Bela Vista, São Paulo/SP

Data: 21 de junho de 2023

Horário: 09h

Inscrição: https://evento.fgv.br/lancamentoprojetoancorando_2106/

AL-Invest verde

O AL-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa a apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.

Ao longo de quatro anos, 25 milhões de euros serão investidos em ações de apoio ao setor privado latino-americano, focadas na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a competitividade das MPEs. O repasse dos recursos é feito por um consórcio liderado pela organização alemã Sequa.

O consórcio é formado pela líder Sequa, pela CACB- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; Cainco- Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, da Bolívia; Agexport- Associação de Exportadores da Guatemala; CCL- Câmara de Comércio de Lima, Peru; Coparmex- Centro Empresarial de Jalisco, México; Eurochambers- Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel