CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Faceb comemora 21 anos do programa Empreender na Bahia

Federação capacitará consultores para registrarem casos de sucesso em municípios baianos. O resultado será publicado em revista especial

09 de julho de 2021 - 17:28

Em comemoração aos 21 anos do programa Empreender na Bahia, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb) criará uma revista de tiragem exclusiva com os casos de sucesso do projeto no estado. “Ao longo dessas duas décadas, muitas foram as mudanças na vida dos empreendedores baianos. Isso precisa ser registrado para despertar em outros empresários a vontade de buscar inovação, conhecimento e parcerias”, explica a coordenadora do Empreender na Bahia, Herriete Cedraz.

As histórias serão contadas pelos principais responsáveis por levar a metodologia do Empreender para a ponta: os consultores de núcleos setoriais.

Por isso, de 11 a 14/7, em Feira de Santana, a Faceb oferece uma capacitação aos consultores que passaram pelo Empreender na Bahia. Na ocasião, eles irão aprender a elaborar os casos dos seus municípios com base em uma metodologia do Sebrae pensada para o registro de histórias de sucesso e baseada nos estudos de caso da Harvard Bussiness School (HBS).

Segundo a consultora do Sebrae, Erenilda Amaral, que coordenará o treinamento, trata-se de “ensinar o consultor a tratar aquela informação que ele vivenciou na prática, por exemplo, os erros que se tornaram lições aprendidas e as oportunidades de crescimento que surgiram”. No caso do programa Empreender, diz a consultora, o registro dos casos de sucesso é de grande importância para a disseminação da cultura do associativismo dentro de grupos de empresários e entidades empresariais: “Fala-se muito sobre a importância dos casos de sucesso para a educação do empreendedor”.

 

Capacitação

Ao longo da semana, durante o repasse da metodologia, os consultores irão elaborar textos sobre os casos de sucesso. Ao final do trabalho, as boas práticas serão publicadas em uma revista especial produzida pela Faceb, que será veiculada virtual e fisicamente, conforme explica Herriete.

A expectativa da coordenadora é que a publicação funcione como um modelo para que as demais Federações  façam o registro das conquistas do programa Empreender: “É importante que a CACB tenha documentos que reconheçam a efetividade de um projeto como é o Empreender no Brasil”.

Participou da abertura do evento o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende.

A capacitação ocorrerá ao longo da semana. Ao final, os casos de sucesso produzidos serão publicados em revista.

 

Sobre a consultora

Erenilda Amaral é graduada em História pela Universidade Católica de Salvador e pós-graduada em Arquivologia e Inteligência Competitiva pela Universidade Federal da Bahia. Possui o Diplôme d’Etudes Approfondies (DEA) em Informação Científica e Tecnológica pela Universidade de Aix-Marseille III, na França. Sua vida profissional mescla atividades acadêmicas, pesquisas biográficas e históricas, consultoria em gestão documental, inteligência competitiva, inovação e storytelling. Além de consultora do Sebrae, é sócia-diretora da Informmatio Consultoria.

Programa Empreender

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

O programa atendeu aproximadamente 100 mil empresas em todas as unidades federativas. Na Bahia, o Empreender está presente há 21 anos e já beneficiou mais de 8 mil negócios, desenvolvendo modelos de negócios sólidos e competitivos no mercado. O presidente da Faceb, Clóves Cedraz, afirma: “O Empreender, implantado na Bahia pela Faceb, em parceria com o Sebrae-BA e a participação institucional das Associações Comerciais, desperta a micro e pequena empresa para novas formas de gestão articuladas de apoio mútuo e experiências comuns. Nota-se que a Bahia com o Programa Empreender vem apresentando melhores resultados, e há uma influência positiva direta na gestão das empresas”.

Além do aumento da empregabilidade, da competitividade e da inovação, o trabalho do Empreender suscita a criação de novos líderes, inclusive para o Sistema de Associações Comerciais. Herriete conta que diretores e até presidentes de ACEs tiveram o primeiro contato com o associativismo como empresários vinculados ao Empreender, que aos poucos se envolveram nas atividades do núcleo setorial e se destacaram.

O diretor técnico do Sebrae-BA, Franklin Santana Santos, reforça a importância do Empreender para a formação de novas lideranças empresariais: “O programa promove o comprometimento associativo, inspirando assim novos comportamentos gerenciais, inclusive junto a empresas não participantes do programa”. Ele cita redes de mercado reconhecidas amplamente que surgiram a partir de núcleos setoriais: o Varejo de Fármacos (ADIFARMA); os Serviços de Laboratórios e Análise Clínicas (LABFORTE); o Varejo de Móveis (Quero Bahia); o Varejo de Material de Construção (Rede Erguer) e o Varejo de Alimentos (REDE NUMERC).

Por meio do Empreender, o Sebrae consegue receber demandas organizadas para a entrega de seus produtos e soluções de forma continuada, há 21 anos: “A metodologia do Empreender tem facilitado a geração de oportunidades aos empresários, como o aumento no faturamento, modernização gerencial, inovação em produtos serviços, melhoria no layout interno e externo, desenvolvimento de novas práticas de atendimento ao cliente, implantação de ações de sustentabilidades e competitividade de mercado. Temos o orgulho e a satisfação de participar de tão importante iniciativa”, conclui Franklin.

Apresentação de casos de sucesso no Encontro Estadual do Empreender, em 2016, com a presença do coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.