Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Encontro de entidades da América Latina terá case de jovens empresários do DF

A inciativa para internacionalização - programa Jovem Exportador - recebe recursos da União Europeia, por meio do AL-Invest 5.0, que beneficia empresários em 17 países desde 2016

9 de outubro de 2019 às 14:00

O jovem empresário brasileiro, apesar de considerado um dos mais inovadores do mundo pelo MIT, ainda não se dedica a expandir seus horizontes para além das fronteiras. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) aponta que apenas 10% das empresas de jovens atuam no mercado internacional.

Para reverter esse quadro e explorar as vantagens da internacionalização há projetos como o programa Jovem Exportador, lançado pela Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJEDF) e apoiado pela União Europeia, por meio do AL-Invest 5.0. Com 69 empresas já capacitadas e 140 empresas de 10 estados do Brasil cadastradas para as próximas edições, a iniciativa foi reconhecida pela Conaje como case de sucesso em aceleração para o mercado internacional.

O trabalho também será um dos destaques no encontro Al-Invest no Brasil 2019, que reunirá, nos dias 10 e 11 de outubro, no Windsor Brasília, representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e membros da Cainco, da União Europeia e de entidades brasileiras executoras de projetos (Assintecal, CNI, Facisc e Sebrae-PA), bem como empresários beneficiados, para uma avaliação dos resultados.

Haverá exposição de produtos dos participantes: frutas e alimentos orgânicos, cervejas artesanais, peças de lingerie, ostras e outros materiais promocionais.

Já estão confirmadas as presenças de Conrado Vitor Lopes Fernandes – Coordenador-Geral de Inteligência em Ambientes de Negócios e Competitividade da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas – Ministério da Economia; Fernando Brites – Presidente ACDF; Marcos Dias – Diretor de Relações Internacionais da Conaje; e Ronan Pires Nonato – Presidente da AJE DF.

Jovem Exportador
O objetivo do projeto é viabilizar e fomentar o processo de exportação brasileira por meio da metodologia “Trilha da Internacionalização de Negócios”. O método orienta sobre requisitos e processos básicos, em 5 etapas: sensibilização de empresas; inteligência de mercado; adequação de produtos e processos; promoção comercial; e comercialização.

Gustavo Braga, representante da 2B Internacional, empresa que participou da Trilha de Exportação, aponta um dos desafios do jovem empreendedor brasileiro: “Por mais que haja programas do governo, a burocracia estatal gera o grande gargalo do jovem empresário. Por exemplo, hoje você tem que ter um custo fixo muito alto para abrir uma empresa, ou seja, não se pode arriscar”. O mercado internacional surge como uma opção para o empreendedor que deseja expandir seu negócio.

AL-Invest 5.0
Iniciativas como o AL-Invest 5.0 fomentam a capacitação de jovens empresários que buscam trazer inovação e qualificação para suas empresas, com recursos da União Europeia, que criou o programa em 1994.

As ações desenvolvidas incluem participação dos empresários em feiras e exposições nacionais e internacionais, organização de eventos, formação de novos núcleos de empresários, apoio para consultorias, capacitações e oficinas em diversas áreas, como inovação, responsabilidade social empresarial, gestão ambiental, entre outras.

Nesta quinta edição do AL-Invest, além do Brasil, participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Ao total, foram mais de 31 milhões de euros investidos no crescimento de 34 mil MPEs. O programa, que superou a meta de 27 mil empresas, estipulada inicialmente, envolveu o empenho de 110 organizações empresariais espalhadas pela América Latina, que realizaram a execução e o monitoramento dos projetos localmente.

Só no Brasil, foram investidos aproximadamente 3 milhões de euros. Ao total, 9.378 empresas brasileiras foram beneficiadas. Como resultado, por exemplo, 1.221 empresas relataram ter aumentado sua produtividade e 3.186 afirmaram ter incorporado inovação a seus processos.

Serviço
Encontro AL-Invest no Brasil
Quando: dia 10/10, das 14h às 18h e dia 11/10, das 9h às 18h
Onde: Hotel Windsor Brasília, SHN Q. 1, Asa Norte, Brasília – DF, 70702-900

Imprensa
Katiuscia Sotomayor- Coordenadora de Comunicação | (61) 99276-4477 | Katiuscia.sotomayor@cacb.org.br
Joana de Albuquerque- Assistente de Comunicação |(61) 99616-8062 | Joana.albuquerque@cacb.org.br

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel