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Empreender mapeia situação dos pequenos negócios na pandemia

Apenas 6% dos empresários não sofreram com a redução do faturamento entre março e maio de 2020

04 de junho de 2020 - 18:11

No dia 21/4, o programa Empreender lançou uma consulta pública para dirigentes de Associações Comerciais e empresários de MPEs, com perguntas objetivas sobre a situação das entidades e dos pequenos negócios brasileiros diante da pandemia da COVID-19.

Com os dados coletados, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) espera contribuir para o mapeamento de problemas e a formulação de estratégias e alternativas para superar a crise.

A consulta ficou disponível para a participação de dirigentes de associações comerciais e empresários do sistema CACB de todo o país, por aproximadamente duas semanas, entre o final de abril e o início de maio.

Situação das empresas

A consulta revelou que 50% das empresas sofreram, no período de março a maio, com a redução do faturamento em mais da metade. Apenas 6% dos empresários afirmaram que não perceberam alteração.

Ao responder à consulta, 87% dos empresários não consideraram a possibilidade de fechamento da empresa, mesmo quando se depararam com a extensão das restrições de funcionamento no mês de maio. No entanto, informaram que mudanças seriam feitas, como a alteração do portfólio de produtos e serviços (28%) e a redução das atividades (42%). Apenas 17% esperavam seguir com a operação sem alterações.

As maiores necessidades apontadas pelos empresários se referiam ao domínio de tecnologias ligadas à informática, como vendas online (30%) e marketing digital (29%). Em seguida, o apoio para incorporação de novas tecnologias e gestão de clientes com 17% e 15%, respectivamente.

Apoio do governo

No momento em que responderam à consulta, 76% dos empresários não haviam tentado acesso ao crédito referente à MP 944/2020, 14% tentaram, mas não conseguiram e 9% tentaram e tiveram sucesso. A MP 944 se refere à instituição do Programa Emergencial de Suporte a Empregos, destinado à realização de operações de crédito com empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas.

Em relação ao acesso a crédito em condições especiais, o resultado foi semelhante: 69% não tentaram, 24% tentaram, mas não tiveram sucesso e apenas 6% obtiveram crédito diferenciado.

Quanto aos benefícios tributários, 42% das empresas participantes informaram que foram contempladas.

Associativismo

Ao total, 79% dos empresários da consulta fazem parte de algum núcleo setorial, enquanto 21% não fazem. A metodologia do programa Empreender consiste em unir empresários em grupos para facilitar a busca de soluções conjuntas para desafios enfrentados por cada setor.

A proposta do programa, que é executado pela CACB há mais de 20 anos no Brasil, é que, juntos, os empresários tenham acesso a atividades como capacitações, consultorias, participação em eventos, missões e rodadas de negócios.

Na pandemia, os núcleos setoriais do Empreender se mostram como espaços para diálogos produtivos, circulação de informações confiáveis e até de vínculo, encontro e união para os empresários.

O coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, reforça que o objetivo da entidade é continuar nesse processo de estímulo e fortalecimento do associativismo: “Temos agora um campo muito grande para discutir com governos municipais, estaduais e o nacional sobre como eles podem contribuir para amenizar esses efeitos da pandemia”.

A CACB, por meio do Empreender, aposta em dar voz às Associações Comerciais e aos empresários para compartilhar iniciativas e criar soluções para a crise por meio da união dos empresários.

Confira a campanha:

Não é hora de sair: Empreender lança consulta pública para mapear situação das MPEs durante a pandemia

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Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.