Empreender leva empresários à maior feira de panificação do mundo, na Alemanha
O Núcleo de Panificadoras e Confeitarias de Brusque (SC) surgiu em 1993 com o objetivo de capacitar e desenvolver as empresas na região. O grupo participa da atual edição do Empreender Competitivo e conta com 12 empresas.
O empenho do núcleo- e o apoio do Empreender- levou os empresários à maior feira de panificação do mundo, na Alemanha, onde os empresários tiveram contato com as maiores tendências do mercado de panificação e as mais novas tecnologias e processos do mercado. Em 2018, 1.373 empresas do setor expunham seus produtos, insumos, equipamentos, máquinas, entre outros, para um público de 80 mil visitantes.
Na mesma missão, o grupo teve a oportunidade de visitar padarias e mercados alemães, fornecedoras de equipamentos para a produção de pão, além da Academia dos Padeiros da Bavária e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique.
Segundo a empresária Emily Anesa Dognini, uma das participantes da missão, sua padaria teve contato com a produção de pães de fermentação natural e com sementes, como abóbora, linhaça e girassol. “Buscamos elementos da nossa região que são acessíveis e agregamos ao nosso pão”, afirma Emily, acrescentando que a iniciativa foi bem recebida pelos clientes, e ocasionou em um aumento de faturamento de 12 mil reais, notado em menos de 8 meses após a participação na feira. Além disso, a empresa incorporou inovações na parte de embalagens: “Hoje eu busco embalar meu produto de forma mais apresentável e ecologicamente correta”, finaliza.
Além da participação em eventos, como a Feira IBA, o Empreender Competitivo apoiou o núcleo com a promoção de cursos de manipulação de alimentos e de excelência no atendimento ao cliente. Outra realização foi a quinta edição do Festival Nacional da Cuca. No evento, as empresas nucleadas expuseram, comercializaram seus produtos, fomentando o turismo na cidade de Brusque e região.
Na avaliação do vice-presidente da ACIBr, Marlon Sassi, a missão à IBA reflete benefícios diretos não só para as empresas, mas para toda a sociedade: “É uma forma de a empresa crescer e abrir seu horizonte, e também de beneficiar o consumidor, que vai ter a oportunidade de conhecer produtos que são apresentados em países com desenvolvimento enorme, como é o caso da Alemanha”.
Empreender Competitivo
O Empreender Competitivo é um programa da CACB, com apoio do Sebrae, que visa a elevar a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do associativismo, contribuindo para o aumento do faturamento, a ampliação de mercado, a melhoria da qualidade dos produtos e serviços, entre outros. A iniciativa trabalha por meio de núcleos setoriais, que são grupos do mesmo segmento empresarial em que os empresários discutem os desafios que enfrentam e buscam soluções conjuntas.
Diferentemente do Empreender Convencional, que visa à criação de núcleos setoriais, o Empreender Competitivo tem como objetivo fortalecer núcleos com mais de 18 meses de atuação ou em fase de autossustentabilidade.