Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Empreender Internacional fortalece entidades empresariais fora do Brasil

18 de abril de 2018 às 16:02

14-04-2011-13-28-09-sebrae-brasilia-custom

Atualmente, o programa AL-Invest 5.0 é um dos projetos internacionais desenvolvidos pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) com foco no crescimento das micro e pequenas empresas do país e na consolidação de núcleos setoriais do Programa Empreender.

O AL-Invest é o maior programa de cooperação internacional da União Europeia para o setor produtivo da América Latina, executado por um consórcio formado pela CACB e outras seis entidades, cujo objetivo é combater a pobreza e chegar a 18 países. Para tanto, são investidos recursos em ações que ajudem empresários a melhorar a produtividade e a competitividade, limitados a 50% do valor da atividade prevista. A diferença financeira deve ser bancada pela entidade proponente, como contrapartida. Ou seja, o AL-Invest paga metade, favorecendo a realização de projetos voltados para fortalecer o pequeno negócio.

Já o Empreender é um programa da CACB, com apoio do Sebrae, que estimula o associativismo, reunindo empresas de um mesmo segmento em núcleos setoriais vinculados a uma entidade empresarial  e nos quais os empresários brasileiros buscam soluções coletivas para problemas comuns, com orientação de um consultor.

O Empreender funciona no Brasil há mais de 20 anos e a experiência bem sucedida acabou sendo levada para outros países e resultou em projetos com entidades internacionais, como a Sequa, da Alemanha, especialista na metodologia de núcleos. O resultado mais recente desse sucesso se reflete na parceria com a União Europeia, no AL-Invest.

 

Pioneirismo do Empreender Internacional

Graças aos resultados obtidos no Brasil com o programa Empreender, a CACB e o Sebrae promoveram, no período de 2007 a 2009, um projeto inovador: o Empreender Internacional. Teve como objetivo a implementação da metodologia do Empreender em diversos países da América Latina, com foco no fortalecimento das MPEs dos países selecionados e no estreitamento das relações com as entidades empresariais.

Os pioneiros no projeto foram Bolívia, Colômbia e Peru. O vice-presidente da MPE da CACB, Luis Carlos Furtado, fez visitas às entidades empresariais dos três países. Ele conta que, em algumas delas, a cultura de associativismo já era presente, como no caso da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia, atual líder do consórcio executor do AL-Invest 5.0. Nos demais países, porém, foi necessário um esforço maior para enfatizar a importância da parceria.

O vice-presidente destacou, também, a importância do contato com os empreendedores locais: “Houve uma interação muito grande com os empresários, principalmente os de fronteira. Acreditar nesse projeto vitorioso, que é o Empreender, nos proporcionou a expansão do uso da nossa metodologia e o surgimento de muitas amizades na América Latina”, conclui.

Além da parte técnica, a credibilidade da CACB no cenário internacional cresceu. Furtado reforça: “Hoje, temos a responsabilidade de coordenar o AL-Invest no Brasil em função do trabalho que foi iniciado lá atrás”.

O ex-diretor técnico do Sebrae, responsável pela implementação do Empreender Internacional na época, Carlos Alberto dos Santos,  elogia os frutos do trabalho realizado: “É sempre muito bom ver o que é feito com muito esforço, perseverança, profissionalismo e engajamento dar resultados tão positivos”, comemora.

Futuro cosmopolita

Outro país que recebeu a metodologia do Empreender de forma eficiente foi o Timor Leste.  Mais de mil micro e pequenas empresas desse jovem país asiático foram beneficiadas em 7 anos de programa, com a orientação da ex-coordenadora do Empreender no Maranhão, Maria da Penha Pacífico, que comandou a consultoria de empreendedorismo à Câmara de Comércio e às entidades empresariais locais.

Segundo Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB e coordenador nacional do Empreender, a CACB avalia a possibilidade de apoiar outras ações nesse e em outros países, através da identificação de parceiros que possam apoiar financeiramente o desenvolvimento de tais atividades. “A expertise da CACB em iniciativas de fortalecimento das empresas, por meio de núcleos setoriais, e das entidades empresariais, bem como no desenvolvimento local, será um diferencial para estreitar relações e ajudar nesse processo”.

 

Por Joana de Albuquerque e Katiuscia Sotomayor – Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  
m\

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel