1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Empreender fortalece artesãos em Caxias do Sul (RS)

O núcleo setorial TEIA, da Microempa, conta com o apoio do Empreender Competitivo, da CACB e do Sebrae

06 de fevereiro de 2020 - 18:12

No Brasil, houve um crescimento da economia criativa nos últimos 20 anos. O mercado de artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas. O Empreender é um programa da CACB, com apoio do Sebrae, que visa a elevar a competitividade das micro e pequenas empresas por meio do associativismo, contribuindo para o aumento do faturamento, a ampliação de mercado e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.

O Empreender Competitivo tem como objetivo fortalecer núcleos com mais de 18 meses de atuação ou em fase de autossustentabilidade. É o caso do núcleo setorial TEIA – Rede de Trabalho Artesanal da Microempa, em Caxias do Sul (RS), que participa do Empreender Competitivo para elevar o faturamento das empresas e melhorar os processos e produtos por meio da capacitação das empresárias e da participação em feiras.

O grupo, que foi criado em 2016 e hoje conta com 11 empresas, desenvolveu o projeto Identidade, que possibilitou a aplicação de uma nova metodologia de produção que valoriza a identidade local como forma de diferenciação do produto. Nesse período, o Empreender promoveu, também, capacitações de mentoria empreendedora, vendas, ferramentas para gestão de custos, marketing digital e redes sociais.

As empresárias realizaram visitas técnicas à Feira Mega Artesanal, maior e mais importante feira do setor da América Latina, e à Exposição no Festival Internacional de Quilt e Patchwork, em Gramado. O grupo promoveu, ao final do ano, um bazar beneficente de natal que reuniu 100 pessoas.

A I Mostra Artesanal TEIA teve como objetivo mostrar o trabalho das artesãs, fortalecer o grupo, promover novas parcerias e divulgar as empresas. 12 empresas expuseram seus produtos e realizaram duas oficinas, ministradas pelas próprias artesãs, sendo uma para confecção de acessório em bijuteria e outra para confecção de cachepô em crochê. Circularam pela mostra cerca de 120 pessoas. A próxima Mostra Artesanal já tem data prevista: junho de 2020.

Palavra da empresária

Catelini Padilha, proprietária da “Bordados Feitos a Mão”, conta que, em 2019, o grupo teve uma agenda intensa de capacitações e participação em feiras. Com o apoio do Empreender Competitivo ela pôde amadurecer a gestão de seu negócio e ter uma visão mais ampla de possibilidades reais de mercado.

“Ampliei minha rede de fornecedores em aproximadamente 30% participando de feiras. Isso me possibilitou uma redução de custos de matéria-prima superior a 50%. Além disso, passei a terceirizar parte da produção de alguns produtos, devido ao crescimento das vendas”, afirmou Catelini, destacando também a evolução no desenvolvimento de produtos, principalmente após a realização do projeto Identidade: “É uma incrível consultoria com foco em desenvolvimento de coleções e design autoral”.

Com o crescimento veio o reconhecimento. A empresa de Catelini foi semifinalista no Prêmio Brasil Criativo, na categoria expressões culturais, e selecionada para expor seus produtos no Inspiramais, maior salão da América Latina que apresenta tendências, fornecedores e materiais para a indústria da moda. “Foi surpreendente perceber o potencial que meu trabalho tem. Sair da zona de conforto e atestar que o trabalho tem força e possibilidades me encoraja a acreditar e a querer continuar”, finalizou.

“Com o Empreender, o empresário desenvolve a arte de mudar, de conquistar e de inovar com energia para tomar decisões, participar de novos desafios e compartilhar ideias”, declarou Luiza Colombo Dutra, presidente da Microempa.

Pela assessoria dos programas Empreender e AL-Invest 5.0

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.