Empreender e o Pós-Corona: os desafios empresariais e as novas competências para os consultores
Em 15/4, a Facisc e o programa Empreender convidam consultores de núcleos setoriais de Santa Catarina para uma live na página facisc.org.br/coronavirus
A pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento da população provocou a suspensão de grande parte das atividades das micro e pequenas empresas no Brasil. Com os negócios fechados ou recém retomados, com restrições, em alguns estados, a medida pegou empresários de surpresa no período pós-carnaval, época em que o comércio tende a crescer graças ao fim das férias e ao retorno das aulas. O cenário favorável foi substituído por uma crise, na qual os empresários se deparam com, além da perda de faturamento, folhas de pagamentos, obrigações junto aos governos, pagamento de fornecedores e de aluguel.
A Facisc e o Programa Empreender promovem, no dia 15/4, às 11h, o evento remoto “Empreender e o Pós-Corona: os desafios empresariais e as novas competências para os consultores”, com o apoio do Sebrae/SC.
Por meio de uma live na página da Facisc, consultores e moderadores de grupos empresariais de Santa Catarina estão convidados para acompanhar a análise do coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Carlos Rezende, e do diretor técnico do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro. A conversa será mediada pelo supervisor estadual da metodologia Empreender, Nilmar Paul.
“Nesse momento, os consultores têm o importante desafio de auxiliar os empresários a buscar alternativas para superação da crise, assim como manter a motivação para permanecerem nos núcleos setoriais e vinculados às entidades. A discussão, facilitada pela Facisc, Sebrae/SC e pelo programa Empreender, vem em um momento muito oportuno”, conclui o representante da CACB. A Confederação executa o Empreender, em parceria com o SEBRAE, há mais de 20 anos no Brasil. A iniciativa visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.
Na análise do presidente do Sebrae/SC, Luciano Pinheiro, o primeiro passo é vencer os desafios durante a pandemia, que são manter o caixa e os empregos. Em seguida, as empresas passarão por um processo de reinvenção: “Muitos setores mudarão, seja por inserção maciça de protocolos de segurança, seja pela falta de crédito (bancos, fornecedores)”, adianta. “Os novos desafios valorizaram ainda mais a participação do empresário nos núcleos setoriais e nas Associações Comerciais, no sentido de trocar ideias, acessar informações ou mesmo ter apoio na reconstrução dos negócios”, conclui.
Entidades do estado já anunciaram a participação no evento. Da Facisc, participa o vice-presidente do programa Empreender na federação, Allan Kreutz. A metodologia Empreender, segundo Kreutz, é um diferencial na manutenção e no fortalecimento das empresas do estado. “O apoio da Facisc, do Sebrae e dos consultores locais e regionais torna-se vital para auxiliar as empresas. Por meio da troca de experiências entre os mais diversos setores, será possível retornar o crescimento da economia”.
Para acompanhar, acesse: facisc.org.br/coronavirus (às 11h, no dia 15/4)