Notícias Empreender
Empreender

Notícias

SÉRIE

Empreender dá destaque a casos de sucesso nos estados

Série de matérias começa por SC e vai trazer resultados práticos atingidos pelos empresários

4 de outubro de 2023 às 12:07

Em 30 anos de atuação, o Empreender acumula casos de sucesso em diversos segmentos e nas mais variadas regiões, cidades e municípios do país.

Para contar um pouco dessa história, inauguramos uma série de matérias detalhando as transformações e resultados gerados nas micro e pequenas empresas de diversos estados a partir da implementação do programa.

O Empreender é desenvolvido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Santa Catarina

Em Santa Catarina, o programa Empreender nasceu em 1991. Hoje é composto por 600 Núcleos Setoriais de 72 segmentos, envolvendo quase 10 mil empresários e cerca de 100 Associações Comerciais. Por meio dos Núcleos, os empresários, que antes eram concorrentes, passam a trabalhar juntos em prol de soluções e benefícios comuns para o segmento em que atuam.

Por lá, o programa é desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e suas associações empresariais, com apoio institucional do Sebrae/SC.

“O Programa Empreender é uma importante ferramenta não apenas para o crescimento dos negócios, mas para o fortalecimento da economia local nos municípios e para a troca de experiência entre os associados. Com uma metodologia específica, os núcleos empresariais funcionam como alavancas que contribuem para o desenvolvimento dos associados das entidades. Eles refletem o princípio do associativismo, a cooperação e a ajuda mútua. Nosso objetivo é contribuir cada vez mais com os empreendedores catarinenses”, destaca o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.

Cidade de Rio Negrinho (SC)

Feira de Móveis atrai Turismo de Compras

Situada na Maior Rota Moveleira de Santa Catarina, a cidade de Rio Negrinho tinha como desafio alavancar o Turismo de Compras para aumentar a geração de negócios. A estratégia escolhida e executada por meio do Empreender foi promover um evento para atrair visitantes de diferentes lugares, destacando o potencial moveleiro e injetando recursos na economia local.

Para isso, os empresários do Núcleo de Turismo da Associação Comercial de Rio Negrinho (Acirne) se uniram e realizaram a Feira de Móveis Rio Negrinho, com a participação de 15 lojas estrategicamente situadas ao longo da Rodovia BR 280.

A feira incrementou o faturamento das empresas em RS 8 milhões, em comparação aos meses anteriores, o que gerou um incremento médio de 50% das vendas em cada estabelecimento participante.

“O sucesso da Feira de Móveis em Rio Negrinho é resultado do planejamento estratégico do Núcleo que, por meio do Programa Empreender, trabalha em prol do associativismo e busca trazer benefícios diretos para os empresários locais e acelerar resultados por meio do acesso a mercado”, destaca o empresário e coordenador do Núcleo, Felipe Kmiecik.

Cidade de Maravilha (SC)

Núcleo Setorial cria Escola de Costura para capacitar profissionais

Já no município de Maravilha, os desafios eram bem diferentes. Os empresários do setor de vestuário enfrentavam uma alta rotatividade de funcionários e falta de mão de obra qualificada. Para superar esses obstáculos, mais uma vez a união dos empresários no Programa Empreender se mostrou como uma estratégia para uma solução em conjunto.

O Núcleo do Vestuário da Associação Empresarial de Maravilha criou uma Escola de Costura para qualificação da mão de obra, geração de oportunidades e inclusão de novos profissionais no mercado. A iniciativa foi executada pelo Empreender e também por uma parceria dos empresários com o poder público, por meio da Associação.

“O núcleo possui a sala de costura, onde realiza cursos de costura básico e avançado. A sala conta com máquinas próprias e todo o material é disponibilizado pelos próprios nucleados. Com a ação, além de formar novos profissionais para o setor, qualificamos a mão de obra que já está no mercado, melhorando, assim, todo o ecossistema têxtil da cidade”, explica a empresária e coordenadora do Núcleo, Tatiane Basso.

 

(Com informações da Facisc)

 

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel