Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Empreender beneficia mais de 400 empresas no RS

13 de fevereiro de 2017 às 15:43

A Microempa é a coordenadora do Empreender RS e presta suporte às empresas vinculadas a entidades empresariais nos municípios participantes

A Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (MICROEMPA) é a entidade coordenadora do Programa Empreender Convencional no Rio Grande do Sul, uma iniciativa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) com o apoio do SEBRAE. O Empreender é um projeto que está presente em todo o País atuando para reunir empresários de um mesmo segmento para buscar soluções coletivamente, tendo a associação empresarial como suporte e meio de sustentabilidade.

Atualmente, a Microempa acompanha oito municípios e nove projetos, colocados em prática desde janeiro de 2016, graças à retomada do Empreender no RS. Mais de 400 empresas participam do Empreender no Estado, envolvendo mais de 30 núcleos de áreas afins que fortalecem a economia dos municípios com ações efetivas focadas no cooperativismo e no associativismo. Artesanato, Gastronomia, Mulheres Empreendedoras, Hotéis e Restaurantes, Estética e Beleza, Educação, Veterinárias e Petshops, Agronegócio, Jovens Empreendedores Rurais, Marketing e Redes Sociais, entre outros segmentos, compõem as áreas de atuação do Empreender RS.

Todos os municípios, graças ao Empreender, se destacaram por iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento do município em que estão atuando. Entre as melhores práticas, destacam Caxias do Sul, Santiago e Pinheiro Machado. Em Caxias do Sul, foi realizado o I Circuito de Gastronomia que reuniu mais de 150 empresas e atuou conjuntamente com os outros grupos setoriais da Microempa. Já em Santiago, o Núcleo de Artesanato buscou um especialista nacional em design para criar uma linha de mais de 30 produtos artesanais alinhados à cultura e identidade local para oferecer aos turistas e comunidade em um espaço inaugurado como ponto de apoio comercial, a Casa da Arte de Santiago. O I Jantar Cordeiro à Cacimbinhas, evento realizado em setembro para arrecadar fundos para a reforma do Antigo Hotel da Luz, ponto considerado Marco Zero para o desenvolvimento de Pinheiro Machado foi uma das iniciativas. Em janeiro de 2017, em um resgate à cultura local, foi realizado o Terno de Reis reunindo a comunidade e reforçando a importância do trabalho conjunto. As ações são feitas em conjunto com o meio empresarial, a comunidade e o poder público. Em Pinheiro Machado, o projeto Empreender conta com o apoio integral da Votorantim Cimentos.

O presidente da Microempa, Jovenil Vitt Lima, pontua que, ao assumir a coordenação estadual do projeto Empreender, a entidade está contribuindo para que as empresas se tornem mais fortes, unidas e competitivas, através da formação de novos núcleos setoriais: “O Empreender é um dos projetos que estão no planejamento da entidade para o desenvolvimento das MPEs no RS. Os grupos são o exemplo de associativismo e cooperativismo, pois muitas ações importantes e decisivas são tomadas através das reuniões e encontros das empresas na busca de melhores resultados”, ressalta. Para o coordenador do Empreender em Caxias, Luiz Carlos Tonet, o programa é uma oportunidade para as empresas participantes: “É possível crescer, trocar experiências, se capacitar e gerar novos negócios com outros integrantes dos grupos e também com outros grupos setoriais. Esses benefícios dificilmente seriam conquistados sozinhos”, afirmou.

O Empreender atua no desenvolvimento empresarial através da união dos empresários por segmento, os núcleos setoriais. Ao todo, participam desta retomada cinco Estados do Brasil e, até o momento, a execução técnica e financeira dos projetos está alinhada com o planejamento. “Temos acompanhado de perto o desempenho de cada município e é muito gratificante ver o crescimento dos empresários, contando com o apoio técnico de um consultor associativo. Há municípios que já tinham a cultura de trabalhar com Núcleos Empresariais, o que tem contribuído para o bom desempenho do RS”, destaca a coordenadora do Empreender, Liamara Stuermer.

A metodologia prevê reuniões quinzenais para o desenvolvimento de boas ações. Até o mês de dezembro de 2016 o projeto já reuniu 430 empresas em 31 núcleos setoriais, que estiveram participando de mais de 445 reuniões e 102 planos de ação.

 

Fonte: Microempa- Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel