Empreender
Empreender
A Microempa é a coordenadora do Empreender RS e presta suporte às empresas vinculadas a entidades empresariais nos municípios participantes
A Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS (MICROEMPA) é a entidade coordenadora do Programa Empreender Convencional no Rio Grande do Sul, uma iniciativa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) com o apoio do SEBRAE. O Empreender é um projeto que está presente em todo o País atuando para reunir empresários de um mesmo segmento para buscar soluções coletivamente, tendo a associação empresarial como suporte e meio de sustentabilidade.
Atualmente, a Microempa acompanha oito municípios e nove projetos, colocados em prática desde janeiro de 2016, graças à retomada do Empreender no RS. Mais de 400 empresas participam do Empreender no Estado, envolvendo mais de 30 núcleos de áreas afins que fortalecem a economia dos municípios com ações efetivas focadas no cooperativismo e no associativismo. Artesanato, Gastronomia, Mulheres Empreendedoras, Hotéis e Restaurantes, Estética e Beleza, Educação, Veterinárias e Petshops, Agronegócio, Jovens Empreendedores Rurais, Marketing e Redes Sociais, entre outros segmentos, compõem as áreas de atuação do Empreender RS.
Todos os municípios, graças ao Empreender, se destacaram por iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento do município em que estão atuando. Entre as melhores práticas, destacam Caxias do Sul, Santiago e Pinheiro Machado. Em Caxias do Sul, foi realizado o I Circuito de Gastronomia que reuniu mais de 150 empresas e atuou conjuntamente com os outros grupos setoriais da Microempa. Já em Santiago, o Núcleo de Artesanato buscou um especialista nacional em design para criar uma linha de mais de 30 produtos artesanais alinhados à cultura e identidade local para oferecer aos turistas e comunidade em um espaço inaugurado como ponto de apoio comercial, a Casa da Arte de Santiago. O I Jantar Cordeiro à Cacimbinhas, evento realizado em setembro para arrecadar fundos para a reforma do Antigo Hotel da Luz, ponto considerado Marco Zero para o desenvolvimento de Pinheiro Machado foi uma das iniciativas. Em janeiro de 2017, em um resgate à cultura local, foi realizado o Terno de Reis reunindo a comunidade e reforçando a importância do trabalho conjunto. As ações são feitas em conjunto com o meio empresarial, a comunidade e o poder público. Em Pinheiro Machado, o projeto Empreender conta com o apoio integral da Votorantim Cimentos.
O presidente da Microempa, Jovenil Vitt Lima, pontua que, ao assumir a coordenação estadual do projeto Empreender, a entidade está contribuindo para que as empresas se tornem mais fortes, unidas e competitivas, através da formação de novos núcleos setoriais: “O Empreender é um dos projetos que estão no planejamento da entidade para o desenvolvimento das MPEs no RS. Os grupos são o exemplo de associativismo e cooperativismo, pois muitas ações importantes e decisivas são tomadas através das reuniões e encontros das empresas na busca de melhores resultados”, ressalta. Para o coordenador do Empreender em Caxias, Luiz Carlos Tonet, o programa é uma oportunidade para as empresas participantes: “É possível crescer, trocar experiências, se capacitar e gerar novos negócios com outros integrantes dos grupos e também com outros grupos setoriais. Esses benefícios dificilmente seriam conquistados sozinhos”, afirmou.
O Empreender atua no desenvolvimento empresarial através da união dos empresários por segmento, os núcleos setoriais. Ao todo, participam desta retomada cinco Estados do Brasil e, até o momento, a execução técnica e financeira dos projetos está alinhada com o planejamento. “Temos acompanhado de perto o desempenho de cada município e é muito gratificante ver o crescimento dos empresários, contando com o apoio técnico de um consultor associativo. Há municípios que já tinham a cultura de trabalhar com Núcleos Empresariais, o que tem contribuído para o bom desempenho do RS”, destaca a coordenadora do Empreender, Liamara Stuermer.
A metodologia prevê reuniões quinzenais para o desenvolvimento de boas ações. Até o mês de dezembro de 2016 o projeto já reuniu 430 empresas em 31 núcleos setoriais, que estiveram participando de mais de 445 reuniões e 102 planos de ação.
Fonte: Microempa- Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS