1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Empreender avalia implementar Acelera Sebrae nos núcleos setoriais

O projeto, recém-criado pelo Sebrae, visa a acelerar a digitalização de pequenos negócios durante a pandemia

30 de abril de 2020 - 11:13

No dia 29/4, foi realizado um encontro virtual que reuniu membros da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional e da equipe do programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O objetivo foi discutir a possibilidade de implementação do Acelera Sebrae, projeto criado em decorrência das demandas surgidas da pandemia da COVID-19, nos núcleos setoriais do programa Empreender.

Após um breve panorama do Empreender Competitivo, feito pela analista do Sebrae, Patrícia Mayana, que deixou a equipe a par da execução do projeto, Hulda Giesbrecht, também analista, apresentou o Acelera Sebrae.

A proposta, recém-criada pelo Sebrae, foi baseada na necessidade de mobilização da classe empresarial diante do novo vírus. O projeto vem como uma busca de soluções para a crise econômica e para a necessidade de isolamento, que levou muitas empresas brasileiras a suspenderem suas atividades para frear a disseminação da doença.

A analista explica que a ideia é introduzir empresas no mundo digital de forma muito rápida, além de focar na melhoria de processos e na gestão da qualidade, que são aspectos fundamentais na transição para plataformas digitais.

O formato atual do Acelera Sebrae é uma jornada online de 10 dias, que reúne conteúdos focados em marketing digital e compartilhamento de boas práticas. A principal plataforma utilizada é o whatsapp, em que os empresários interagem entre si e com especialistas da área. Além disso, ocorrem, ao longo da capacitação, três encontros virtuais para sensibilização, apresentações de especialistas, compartilhamento de boas práticas, acesso a produtos e serviços do Sebrae etc.

“Trata-se de uma aplicação prática de informações simples, mas que faz toda a diferença para a migração do pequeno negócio para o mundo digital”, resume Hulda, ressaltando que o desafio é tornar a proposta adaptável para a realidade de cada empresa participante. O Acelera Sebrae conta, atualmente, com empresas do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Estiveram presentes na reunião as equipes técnica e financeira do programa Empreender, incluindo o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, e os membros da Unidade de Inovação do Sebrae Nacional, que é o grupo responsável pelo Acelera Sebrae, composto pelos analistas Marcus Bezerra, Adriana Gonçalves e Giovana Serenato, além de Patrícia e Hulda.

 

Mais sobre o Acelera Sebrae

O perfil dos participantes é de empresas que já possuem presença digital, uma conta no Instagram, por exemplo; estão ativas, mas querem aumentar suas vendas; e interessadas em aprender e compartilhar conhecimentos sobre novas tecnologias digitais. Nessa chamada, são selecionados pequenos negócios dos setores de padaria, confeitaria, restaurante, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia, entre outros. A inscrição é feita no site www.sebrae.com.br/aceleradigital .

Empreender

O Empreender é uma iniciativa da CACB que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. O Empreender Competitivo 2017 é a edição vigente do programa, e tem foco em núcleos que tenham ao menos 18 meses de atuação ou estejam em fase de autossustentabilidade. Por meio de capacitações, consultorias, participação em eventos, certificação, entre outras ações, o Empreender aumentou a competitividade de aproximadamente 70 mil MPEs brasileiras em mais de 20 anos de atuação.

 

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.