Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Empreender 2022: entidades proponentes poderão apresentar propostas sem a necessidade de vinculação de empresas

Essa e outras alterações foram incorporadas à nova edição das condições de apoio às empresas; saiba como inscrever o seu projeto

23 de agosto de 2022 às 11:54

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram, em maio, no âmbito do Empreender 2022, as condições de Apoio a demandas, que visa à seleção de propostas para a implementação de ações demandadas por núcleos setoriais ou grupos de empresas vinculados ao Sistema CACB.

Esta semana, o documento sofreu algumas alterações. A principal delas é que, a partir de agora, está autorizada a apresentação de propostas por entidades, sem a necessidade de vinculação de empresas.

De acordo com o superintendente da CACB e coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, antes, a proposta deveria, obrigatoriamente, ser apresentada acompanhada por uma lista de empresas. “Agora, é possível apresentar um projeto e fornecer a lista de empresas em até 30 dias após a comunicação de aprovação e seleção”, explica ele.

Essa alteração permitirá às entidades criarem um produto para as empresas, que poderão fazer a adesão tão logo a proposta seja aprovada com custos e atividades previamente definidas. Na última edição, o UP Digital pôde ser definido como um projeto nessas condições. Havia custo, prazos e atividades previamente estabelecidas. O UP Digital tinha como objetivo aumentar a exposição dos empreendimentos nas redes sociais.

O objetivo do Empreender 2022 é a melhoria da competitividade das empresas, com foco no desenvolvimento de capacidades da gestão empresarial; na implementação de boas práticas e novas técnicas para os produtos e serviços; no aumento da produtividade, incluindo a utilização de recursos energéticos e hídricos, entre outros.

Nos links abaixo você pode consultar o documento atualizado e os modelos de proposta e orçamento.

Acesse as Condições para apoio a demandas de grupos/núcleos de empresas

Acesse o Modelo de Proposta

Acesse o Modelo de orçamento

Acesse a cartilha de Passo a passo_do_Empreender_2022

Público-alvo

As FEDERAÇÕES vinculadas ao Sistema CACB podem apresentar propostas que tenham como público-alvo grupos de EMPRESAS. Essas, por sua vez, não precisam integrar necessariamente núcleos setoriais*, basta que estejam agrupadas, vinculadas à entidade empresarial e cadastradas no Portal do Empreender.

No documento, a participação como entidade proponente é da Federação, que poderá, a seu critério exclusivo, ceder esse direito às Associações Comerciais.

*Núcleos setoriais referem-se a grupos de empresários, normalmente de um mesmo segmento – automecânicas, supermercados, farmácias – organizados conforme a metodologia do Empreender: apresentam objetivos comuns, são orientados por um consultor e reúnem-se periodicamente para discutir seus problemas e buscar soluções conjuntas.

Etapas

O lançamento do documento foi o ponto de partida para a seleção das propostas enviadas pelas entidades proponentes. Quanto ao prazo para o envio, não haverá um período específico para a submissão de propostas. O encerramento da chamada se dará por decisão do Comitê Gestor; pelo fim da disponibilidade dos recursos ou quando não houver tempo hábil para a execução dos projetos.

Com a elaboração e apresentação da proposta, a CACB realiza uma avaliação administrativa (homologação) e, em seguida, técnica. A proposta não pode ter objeção do Sebrae, processo que tem, entre ouros objetivos evitar a duplicidade ou a sobreposição de ações já promovidas no âmbito do Sistema Sebrae.

A entidade proponente passará por uma habilitação, que verifica a regularidade no Portal do Empreender, a documentação exigida e o cumprimento das obrigações associativas para com a CACB e/ou Federações.

A próxima fase é a conversão das propostas selecionadas para projetos, que será apoiada por especialistas designados pela CACB. As recomendações serão realizadas em conjunto com os gestores das entidades proponentes.

Realiza-se, então, a formalização, a liberação e, finalmente, a execução do projeto.

Etapa 1: Elabore sua proposta!

No Portal do Empreender, estão disponíveis todos os modelos necessários para a elaboração da sua proposta, bem como o espaço para submissão.

As propostas devem:

No primeiro momento, a chamada priorizará os seguintes temas: Desenvolvimento sustentável; Eficiência energética; Governança Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Economia circular.

No edital, você encontra as exigências para as propostas e o detalhamento dos temas.

Etapa 2: Apresente sua proposta!

O Portal do Empreender será a ferramenta usada em todas as etapas do projeto, desde a apresentação das propostas até a prestação de contas.

Para ter acesso ao Portal, a entidade deve ter cadastro atualizado e um gestor cadastrado. A designação do gestor deve ser feita pelo responsável legal pela entidade, solicitando seu cadastramento com o envio de e-mail para: empreender2022.demandas@cacb.org.br

  1. Faça login em: cacb.org.br/empreender
  2. Acesse a área de Entidades e encontre a sua.
  3. Na tela da sua entidade*, clique em Participe do Empreender 2022.
  4. Na opção Apoio a Demandas, você encontra:

*A tela de cada entidade também pode ser acessada a partir da área: Projetos/ Empreender 2022/ Apoio a demandas.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel