Notícias Empreender
Empreender

Notícias

DF: Conselho da Mulher Empresária da ACDF se coloca a favor da Primeira Infância

5 de setembro de 2019 às 10:42

Foi lançado, na sede da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), o edital para o Selo da Empresa Amiga da Primeira Infância, junto à procuradoria especial da mulher e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), representada pela deputada Júlia Lucy.

O evento contou com a presença de empresários de diversos setores da economia do DF, jornalistas e formadores de opinião, além de membros do Conselho da Mulher Empresária do Distrito federal (CMEACDF).

O Brasil celebrou três anos da instituição do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 13.257/2016), uma das leis mais avançadas do mundo para proteção de crianças de 0 a 6 anos de idade. A lei federal estabelece princípios e diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas que atendam às especificidades dessa faixa etária. Assim, o edital vem complementar diretrizes da politica pública em prol a infância, uma vez que o Marco Legal define quais são os direitos das crianças, quem tem a responsabilidade de garanti-los e como devem ser assegurados.

Para a presidente da (CMEACDF), Ivonice Campos, as políticas para a primeira infância devem ser formuladas e implementadas de forma intersetorial. “Temos que apoiar empresas que de fato abraçam e sinalizam a preocupação com o trabalho intersetorial, além do compartilhamento das responsabilidades entre a família, o poder público, o setor privado e a sociedade civil. Toda criança precisa de uma rede de apoio que contemple suas necessidades de afeto, saúde, educação, lazer, entre outras, para atingir o desenvolvimento integral e, isso, passa pelo estímulo”, declarou Ivonice.

Para isso, o edital para o Selo da Empresa Amiga da Primeira Infância deverá estimular que empresas se orientem com relação à primeira infância, com apoio governamental. Segundo estudos da Fundação Abrinq, 17 milhões de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos vivem em situação familiar de pobreza. Quase 1,6 milhão de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola. Em 2016, 500 mil meninas entre 10 e 19 anos tiveram filhos. E o que também é muito grave: 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalham.

Com base nessa realidade e ao abrir o evento de lançamento do edital de inscrição do Selo da Empresa Amiga da Primeira Infância, o presidente da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), Fernando Brites, disse que o reconhecimento dos primeiros anos validam a implementação do Marco Legal e ações que apoiem empresas sensíveis à causa. A questão social é importante para o desenvolvimento do comércio em todo o Brasil porque enxergamos a saúde empresarial, aliada ao bem estar das famílias”, disse o presidente da ACDF.


Nesse mesmo sentido, a deputada distrital Júlia Lucy (Partido Novo), presidente da frente parlamentar da primeira infância e defensora do setor produtivo, salientou que é preciso se unir em torno da primeira infância. “Vamos entregar esse selo para a empresa que oferecer condições para as famílias, porque serão exemplo para todo o país e porque se destacam com suas ações em prol da família, da criança”, informou a distrital ao comemorar ao evento que lança o edital, que conta com o apoio do Conselho Jurídico da ACDF, da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial da ACDF (CBMAE/ACDF) e do Instituto ACDF.

SERVIÇO:
Processo de inscrição 

 

Fonte: ACDF

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel