Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Delegação da Microempa realiza visita técnica à CACB

Representantes da Microempa se reuniram na CACB uma visita técnica e análise das possibilidades de projetos para 2022

1 de abril de 2022 às 16:33

Na manhã da quinta-feira, 31/03, dia seguinte à posse da diretoria da CACB, representantes da Microempa, Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do RS, se reuniram na CACB para a realização de uma visita técnica e análise das possibilidades de projetos para 2022.

Da CACB, participaram o presidente Alfredo Cotait Neto, o vice-presidente da MPE, Itamar Manso, o superintendente da CACB, Carlos Rezende, e a analista técnica Anna Mauger. Da Microempa, estiveram presentes o presidente Pedro Eloi Steffens, o vice-presidente de Finanças, Jovenil Vitt Lima, e o gerente executivo, Antonio Carlos Bressan.

Durante o encontro, Alfredo Cotait elogiou o trabalho feito pela Microempa quando da sua participação no programa Empreender e se comprometeu a visitar a entidade assim que possível. “Faço questão de ir a Caxias do Sul conhecer e fortalecer nosso apoio às ações que vocês têm desenvolvido.

Perspectivas

Foi abordado o AL-Invest Verde, que possui duas modalidades de participação: o Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), que está com o edital aberto para inscrições, e a Execução Direta, que passa pela coordenação da CACB, entidade escolhida pela segunda vez consecutiva para liderar o AL-Invest no Brasil.

Na edição passada, o AL-Invest 5.0, a CACB apoiou mais de 300 ações e beneficiou 10 mil empresários em 9 estados brasileiros, por meio da Execução Direta. Os projetos AFTs contemplados foram das entidades: Confederação Nacional da Indústria (CNI); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Sebrae Pará.

O Empreender 2022 está em fase de lançamento do edital. O novo convênio, assinado pelo Sebrae e pela CACB, prevê a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento a cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs, até fevereiro de 2024.

Vale destacar que no Prêmio Empreender 2021, cerimônia que prestigiou as melhores práticas no âmbito do Empreender Competitivo 2017-2021, a Microempa foi homenageada com o título hors-concours, concorrendo com os cinco melhores projetos da edição, nos segmentos de Artesanato, Bares, restaurantes e lanchonetes, Economia criativa, Metalmecânica e Móveis-Indústria.

Foi discutido também o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), iniciativa da Apex Brasil, que será executada pela Microempa nos três pontos de atuação no Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Erechim. A Microempa conta com o apoio da CACB para integrar o conselho consultivo do projeto, que visa a auxiliar empresários de micro e pequenas empresas no processo de exportação de produtos e serviços.

Mudanças internas

As pautas técnicas foram abordadas ao final da reunião. Itamar Manso e Carlos Rezende falaram sobre a importância do registro de atividades para a boa execução e a transparência dos projetos, destacando a relevância do portal do Empreender e as mudanças que estão ocorrendo no sistema para que o Empreender 2022 e o AL-Invest Verde possam ser atendidos pela ferramenta.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel