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Coordenadores do Empreender se mobilizam na pandemia

Intercâmbio entre oito estados possibilita a busca de soluções coletivas e criativas para a crise

12 de junho de 2020 - 12:03

No dia 11/6, coordenadores do Programa Empreender dos estados de Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo se reuniram, via Zoom, para discutir o impacto da pandemia nas entidades empresariais e nos núcleos setoriais dos oito estados, além de traçar estratégias coletivas com o apoio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O coordenador executivo da CACB destacou que a iniciativa para esse intercâmbio partiu dos próprios coordenadores, com total apoio da Confederação: “A ação permite a abordagem de pautas de interesse nacional para o fortalecimento dos empresários e dos núcleos neste momento de crise, como é o caso do Acelera Sebrae e das ações do programa AL-Invest 5.0”.

A coordenadora de núcleos setoriais da Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), Liamara Stuermer, afirma: “É hora de reforçar as práticas e os princípios do associativismo. A reunião com os coordenadores do Empreender permitiu que cada estado fosse representado. Todos estão preocupados em encontrar soluções criativas, coletivas e assertivas para ajudar rapidamente o restabelecimento da confiança dos empresários e das pessoas em geral. Somente unidos é que poderemos avançar e seguir em frente com sabedoria e serenidade na tomada de decisões”.

Cada coordenador teve espaço para compartilhar como as Federações e Associações Comerciais estão atendendo às demandas dos consultores e empresários, e, sobretudo, como estão mantendo-os motivados nesse período.

A coordenadora Cleide Bersani, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), destacou que os empresários do estado aderiram muito bem à modalidade online de encontros, adotada pelos consultores de núcleos todas as segundas-feiras, quando é realizado um acompanhamento semanal das dificuldades do grupo.

Em Alagoas, a coordenadora Cléa Carvalho informou que o projeto está em fase de ampliação, com a formação de novos núcleos a partir de reuniões online, onde são feitas as etapas de diagnóstico, plano de ação e monitoramento. Cléa apontou a falta de uma ferramenta para facilitar o levantamento das necessidades dos empresários nas reuniões virtuais, uma espécie de metodologia “Metaplan online”, em suas palavras. Segundo Cléa, o programa, por meio da atuação dos consultores na ponta, é um dos maiores suportes para as empresas alagoanas que enfrentam dificuldades na pandemia, e afirma que até casos de sucesso estão surgindo por meio do Empreender, pois alguns empresários tiveram a oportunidade de ressignificar seu negócio. No estado, apesar do impacto econômico, Sebrae, Federalagoas, Fecomercio e diversas entidades trabalham para criar um plano de retomada da economia.

A coordenadora Iraci Mataczinski, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, relatou que os núcleos estão se ajustando à nova realidade: em alguns municípios, são permitidas reuniões presenciais de até dez pessoas, em outros, os encontros são online. As associações comerciais, em alguns locais, registraram um aumento no número de associados, que foi atribuído à iniciativa do empresário de buscar união nesse momento de dificuldade.

Segundo o coordenador Alexandre Guerra, com a pandemia, a Federação das Associações Comerciais do RN (Facern) intensificou o uso das redes sociais para se aproximar dos empresários, no sentido de fomentar também as Associações Comerciais e os núcleos a compartilharem práticas e informações entre si. Além disso, a federação articula medidas com a Fecomercio e a CDL para amenizar os impactos econômicos da pandemia.

A coordenadora Elaine de Paula afirma que a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) está engajada na realização de um encontro estadual de consultores, com o objetivo de melhorar o trabalho com os núcleos setoriais no meio virtual. Liamara, da Microempa, complementou que o Empreender no RS tem sido um importante instrumento para a organização dos empresários. Elaine acrescenta a necessidade de motivar os consultores e engajar os empresários: “É nesse momento que o empresário vê a importância de permanecer associado”.

Em Santa Catarina, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) se empenhou, desde o início da pandemia, em criar um meio de “comunicação orientativa” para os associados, segundo o representante Gil Goulart. No site da entidade, há uma página que concentra informações, orientações, decretos governamentais, eventos remotos e tudo o que diz respeito ao período da pandemia. O objetivo é apresentar soluções digitais para a continuidade das atividades, dos projetos e das agendas institucionais da entidade.

Nelson Andujar, coordenador do Empreender pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) destacou o momento atual como uma oportunidade para trazer o empresário para a Associação Comercial: “É o espaço ideal para quem quer fazer parte de uma retomada consciente da economia”. Segundo ele, é preciso preparar os empresários para o “novo normal”, no qual a cultura do consumo e os consumidores passarão por mudanças: “Cabe ao nosso sistema a condução desse movimento”. Marcelo Nunes, também da Facesp, apresentou o “Guia de orientação para a retomada das atividades” da entidade, que reúne orientações para as Associações Comerciais no processo de retomada econômica do estado.

A coordenadora do Empreender na Bahia, Herriete Cedraz, não esteve presente na reunião, mas elogiou a iniciativa de intercâmbio entre coordenadores: “que possamos sempre contribuir com o crescimento dos outros estados”.

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Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.