CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Consórcio integrado pela CACB vence edital do AL-Invest 6.0

Entidade foi escolhida pela segunda vez consecutiva para liderar o AL-Invest no Brasil

01 de outubro de 2021 - 08:09

A proposta do consórcio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) foi aprovada na nova chamada de projetos da União Europeia, o AL-Invest Verde. A iniciativa visa a incentivar as MPEs na América Latina a adotarem produtos, processos e serviços menos poluentes e mais eficientes em termos de recursos, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis ​​são adotados em todo o mundo.

O novo edital aposta no crescimento sustentável e na criação de empregos, apoiando as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos e com baixa emissão de carbono. Serão investidos 31.250.000 de euros ao longo de quatro anos de projeto.

“Cada vez mais o mundo tem se preocupado com o meio ambiente e a preservação da natureza, levando diversas nações a discutirem ações que diminuam o impacto da ação humana no planeta. Trazer esse assunto para dentro das nossas empresas é modernizar seus processos de produção e colocá-las um passo à frente nas questões relativas ao tema. Para a CACB, é uma grande honra fazer parte deste projeto que, tenho certeza, trará muito conhecimento e bons resultados aos nossos associados”, afirma o presidente da CACB, George Pinheiro.

O vice-presidente da MPE da CACB, Luiz Carlos Furtado, avalia a importância da escolha da CACB para a liderança: “Isso demonstra a capacidade da CACB para executar o projeto pela experiência com o Empreender e com o Al-Invest 5.0. É o reconhecimento do que já foi realizado que nos dá credibilidade para um novo desafio. Parabéns a todos que fazem parte desta história”.

Além da CACB, participam do consórcio a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia, a Associação de Exportadores da Guatemala (Agexport), a Câmara de Comércio de Lima (CCL), do Peru, o Centro Empresarial de Jalisco (Coparmex), do México, e a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias (Eurochambers).

A SEQUA, entidade vinculada às organizações empresariais da Alemanha, que trabalha na captação e gestão de recursos junto ao governo do país e da União Europeia, e que atua junto à CACB desde o início do Empreender no país, é a líder do consórcio.

A União Europeia lançou o AL-Invest Verde após o encerramento da quinta edição do programa AL-Invest, com mais de 49 mil empresas atendidas na América Latina.

 

AL-Invest 5.0

A CACB foi a entidade responsável pela execução do AL-Invest 5.0 no Brasil. A União Europeia investiu quase 3 milhões de euros (2.986.979,86 €) no país, em atividades de fortalecimento empresarial e promoção do associativismo, como capacitações, networkings, internacionalização de negócios e visitas técnicas.

Ao total, 17.836 micro e pequenas empresas foram beneficiadas, sendo, 9.598 delas integrantes do sistema de Associações Comerciais. Graças ao programa, 1.280 empresas diversificaram seus mercados, 850 receberam alguma certificação ou reconhecimento, 714 novos núcleos foram formados, 34 serviços foram ajustados, 23 novos serviços foram criados.

O AL-Invest 5.0 promoveu o empoderamento de 3.725 brasileiras, o aumento da produtividade de 2.256 empresas e processos de inovação para 3649 MPEs. A capacidade institucional de 22 organizações empresariais cresceu, foram desenvolvidas 9 alianças público-privadas para melhoria do mercado e 8 alianças para promoção das MPEs.

Na América Latina, o AL-Invest 5.0 possibilitou o atendimento a mais de 49 mil micro, pequenas e médias empresas em todo o continente. Entre 2016 e 2019, foram investidos 31.250.000 euros no desenvolvimento de 66 projetos em 18 países latino-americanos.

 

Sistema CACB e desenvolvimento sustentável

A nova edição do AL-Invest, bem como as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema CACB, vão ao encontro da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 193 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para dar destaque aos esforços de diversas instituições na promoção da Agenda 2030, que compreende 169 metas a serem atingidas até 2030, o programa Empreender lançou uma série de reportagens para mapear as ações desenvolvidas no Brasil no rumo da economia “verde”. O conteúdo é direcionado para identificar exemplos sustentáveis brasileiros nos âmbitos local e nacional, na iniciativa pública e privada, que se relacionem às diretrizes do AL-Invest Verde e aos ODS da ONU.

 

Leia mais:

BID cria programa de economia de energia com seguro para empresas

União Europeia investe no crescimento sustentável de empresas na América Latina
ACE de Maringá oferece certificação para empresas alinhadas aos ODS
Como atua o Brasil em relação aos ODS?
Qual a relação entre universidade e sustentabilidade na era dos ODS?

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.