1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Consórcio do AL-Invest 5.0 avalia resultados de 2018 e define ações para 2019

Em 28 e 29/1/2019, representantes do consócio do AL-Invest 5.0 se reuniram na Bolívia, na Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco)

29 de janeiro de 2019 - 12:01

Em 28 e 29/1/2019, representantes do consócio do AL-Invest 5.0 se reuniram na Bolívia, na Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), com o objetivo de discutir a execução e o andamento dos projetos na América Latina.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil- CACB, como parte do consórcio e representante do programa no Brasil, foi representada pelo coordenador-executivo, Carlos Rezende, juntamente com as analistas de projetos de Cooperação Internacional, Gabriele Oliveira e Orielly Galimberti.

O encontro teve como objetivo a definição de orçamentos do programa para 2019 e a avaliação de indicadores do ano anterior.

Apoio Financeiro a Terceiros

O AL-Invest 5.0, maior programa de cooperação internacional da União Europeia na América Latina, promove o fortalecimento de micro e pequenas empresas por meio de ações como consultorias, capacitações, participação em eventos e outros. A CACB, como executora-direta do consórcio no Brasil, repassa os recursos para as Federações e Associações Comerciais que desenvolvem os projetos no Brasil.

Além disso, o consórcio prevê a aplicação de $15 milhões de euros para os editais de Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), isto é, o recurso é diretamente repassado à entidade contemplada. Do Brasil, quatro instituições tiveram projetos aprovados nessa modalidade: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participa das chamadas do AL-Invest 5.0 desde o início do programa, em 1994.

 

Pela Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.