Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Conselho Nacional da Mulher Empresária traça perfil da empreendedora brasileira

A pesquisa feita mostra que o desejo das empreendedoras em investir no mercado digital já era predominante antes do cenário de pandemia que o mundo enfrenta em 2020

18 de maio de 2020 às 14:07

O Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) desenvolveram uma pesquisa inédita que traça o perfil de empresas dirigidas por mulheres e que fazem parte do movimento associativista no Brasil. O objetivo é conhecer características dos negócios, além de identificar desafios enfrentados pelas empreendedoras na gestão, participação e ascensão em cargos de lideranças em instituições de classe.

Em apresentação por teleconferência no dia 14/5, os resultados, consolidados pela empresa Simetria Consultoria, foram debatidos pela presidente do CNME, Tania Rezende, a gestora do CNME e analista do programa Empreender na CACB, Patrícia Rêgo, o coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, e outros membros da equipe técnica e financeira do programa Empreender na CACB.

A presidente do Conselho afirma que a pesquisa contribuiu para identificar as necessidades e os desafios enfrentados, com recortes por região: “O resultado irá ajudar o CNME a direcionar os Conselhos Estaduais a atuarem de forma pontual em cada local”.

O coordenador executivo da CACB analisa que o intuito da pesquisa realizada também é subsidiar estudos para o desenvolvimento de novos projetos que possam contribuir para o fortalecimento empresarial feminino: “A CACB, a partir da pesquisa e do debate com as mulheres empresárias, representadas pelo CNME, espera ser mais assertiva em suas ações contribuindo para o fomento do empreendedorismo feminino e no aumento da participação das mulheres nos quadros das entidades empresariais”, conclui.

Ao total, 1.135 mulheres empresárias ligadas ao Sistema CACB responderam à pesquisa, que contou com a mobilização de todos os estados para que a pesquisa fosse representativa das cinco regiões do Brasil.

Perfil

O estudo revelou que 88,6% das empresas envolvidas são propriedades de uma ou mais mulheres, com escolaridade de nível superior (69%). Os cargos de direção, em 94,8% delas, são ocupados por mulheres. Quando questionadas sobre a motivação para abrir uma empresa, a opção mais votada (34,7%) foi “colocar as próprias ideias em prática”, o que revela a importância da autonomia e da liberdade criativa para as empresárias.

Quanto ao perfil dos negócios, tratam-se de empreendimentos dos setores de comércio e serviços, com, em média, 1 a 4 colaboradores (36%), que atuam no mercado local (52,7%) e possuem faturamento de até 81 mil reais por ano (38,5%). No quesito organização, 55,9% das empresas possuem e implementam ações de planejamento estratégico.

Dificuldades

O recorte por região mostra, de forma clara, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresárias no Brasil. Problemas com infraestrutura, como a baixa qualidade ou pouca disponibilidade no fornecimento de energia elétrica, água, segurança, estradas, acessos, internet e transporte público, foi a principal queixa das empresárias das regiões norte (28%), nordeste (20%) e centro-oeste (20%). No sudeste, 28,1% das empresárias relataram que a estrutura da empresa é inadequada ou ultrapassada. No sul, a principal dificuldade relatada (58,8% dos votos) foi em relação ao aumento dos custos empresariais de produção, salariais, entre outros.

Perspectiva

A pesquisa, realizada ao final de 2019, questionava as empresárias acerca dos maiores desafios que enfrentariam em 2020. Logo após “melhorar estratégias de posicionamento no mercado”(44,8%), a opção mais votada (43,3%) foi “incorporar ações focadas no mercado digital”, ponto que merece destaque, pois a pesquisa mostra que o desejo de investir no mercado digital já era predominante antes do atual cenário de pandemia que o mundo enfrenta em 2020.

A presidente do CNME garantiu que a transformação digital das empresas será um dos principais focos de atuação do conselho, inclusive com o objetivo de reduzir o risco de fechamento dos negócios liderados por mulheres no cenário da pandemia: “O que chama a atenção é a necessidade latente que as empresárias apontaram, em todas as regiões, de migração digital para seus negócios, isso em um cenário antes da pandemia da Covid-19, necessidade que deve ter sido potencializada ainda mais nesse momento”.

Vale ressaltar que a pesquisa foi encerrada antes do atual contexto. Segundo o especialista da empresa Simetria, que realizou a execução técnica da pesquisa, a mudança de cenário cria uma oportunidade para um estudo de comparação: “É interessante avaliar, numa pesquisa futura, o que mudou com a pandemia”, projeta.

Representação empresarial

Na avaliação das empresárias, entre as ações de apoio desenvolvidas pelas Associações Comerciais e Federações, estão, principalmente, capacitações, palestras, e eventos para promover networking.

Além disso, 75,8% das entrevistadas afirmaram que as entidades às quais são filiadas, por meio de núcleo, câmara ou conselho, nunca apresentaram um projeto de fortalecimento de empreendedorismo feminino ao governo. 24,2% afirmaram que sim.

As empresárias foram questionadas se tinham conhecimento sobre a existência do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME). Entre elas, 43,8% responderam que sim, enquanto 39,6% afirmaram já ter ouvido sobre, mas não saber ao certo o que é ou como funciona. A maior taxa de reconhecimento do CNME foi na região nordeste, e a menor no centro-oeste. Em síntese, o norte, nordeste e sul ficam acima da media nacional, enquanto centro-oeste e sudeste abaixo.

Na análise da presidente, quando se fala na ocupação de cargos de liderança dentro das Associações e Federações Empresariais, a participação da mulher tende a aumentar onde existem núcleos e conselhos de mulheres, o que prova a eficácia deles na redução da desigualdade de gênero no âmbito de liderança feminina em entidades empresariais.

BAIXE A PESQUISA COMPLETA

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel