1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Conselho da Mulher Empresária participa de workshop para melhoria da competitividade empresarial

O objetivo do workshop foi apoiar as empresárias do CNME no planejamento, estratégias e desenvolvimento de ações que contribuam para o aumento da competitividade das empresas participantes

14 de janeiro de 2019 - 13:08

O Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) promoveu nos dias 10 e 11 de janeiro, um workshop de melhoria da competitividade empresarial na Associação Comercial do Pará (ACP), com participação do consultor do Empreender, Gilmar Barboza.

O objetivo do workshop foi apoiar as empresárias do CNME no planejamento, estratégias e desenvolvimento de ações que contribuam para o aumento da competitividade das empresas participantes, considerando cinco eixos estratégicos: pessoas, finanças, mercado, processos e inovação. A ação conta com duas oficinas de 8h cada e três consultorias online.

O planejamento de processos foi outro ponto citado pelas empresárias: “A partir do momento que todas puderam entender que por trás de nossas atividades do dia a dia existem processos, que precisam ser bem definidos e estruturados, afinal são interligados, a gestão do negócio passa a estar preparada tanto para as ameaças como para as oportunidades”, destacou Denise Araújo, presidente do Conselho da Mulher Empresária de Belém e diretora de estatística do CNME.

A vice-presidente Norte do CNME e vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME) na ACP, Andréa Noronha, também ressaltou a importância do workshop para as participantes. “Geralmente, no início do ano, nos deparamos com a seguinte pergunta: o que farei esse ano para inovar e me manter no mercado? Com certeza este workshop contribuiu para fazermos aquela paradinha técnica, colocar as ideias no lugar e refletirmos sobre as ações prioritárias para o ano de 2019. Me senti muito satisfeita com o conteúdo abordado, foi muito assertivo, aliado ao excelente nível técnico do consultor Gilmar Barboza, que nos presenteou com todo seu expertise, o qual contribui muito para o crescimento qualitativo do grupo”, constatou Andréa.

CNME

Em 24 de abril de 2002, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), criou o CNME, com a missão de promover o desenvolvimento e empoderamento de lideranças empresariais femininas por meio do associativismo. Um resultado importante alcançado recentemente foi o reconhecimento do Programa de Empoderamento das Mulheres Empresárias, apresentado pela CACB no World Chambers Competition – ICC, como melhor projeto de responsabilidade social empresarial do mundo.

Gilmar Barboza

Gilmar Barboza é Administrador de Empresas, especialista em Gestão e Elaboração de Projetos e Sistemas de Gestão. Gilmar também é coautor do Manual de Boas Práticas para Formação e Gestão de Núcleos Setoriais e do Manual de Desenvolvimento Organizacional de Entidades de Representação Empresarial da CACB, entre outras publicações e metodologias.

Consultor Gilmar Barboza

Pela Assessoria de Comunicação dos programas Empreender e AL-Invest 5.0.

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.