CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Conheça os três projetos que concorrem ao Prêmio Empreender 2021

A escolha também é sua! Cadastre-se e ajude a definir o projeto vencedor

21 de julho de 2021 - 15:21

O Prêmio Empreender 2021 é um evento de reconhecimento e celebração das melhores práticas promovidas no âmbito do Empreender Competitivo 2017-2021, programa criado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae). Este ano, a cerimônia do Prêmio será online, com transmissão pelas redes sociais do Empreender.

Na segunda (19/7), a CACB divulgou os finalistas da premiação. A avaliação se deu pelo trabalho de uma banca, formada por pessoas vinculadas ao governo, à CACB, ao Sebrae e parceiros. Ao total, 36 projetos do Empreender Competitivo se inscreveram no Prêmio.

Conheça o perfil dos finalistas:

Programa de fortalecimento de empresas e empoderamento de mulheres empresárias Entidade proponente: Conselho Nacional da Empresária (CNE), DF

O Conselho Nacional da Empresária (CNE) foi criado em 2002 para promover o fortalecimento da atividade empreendedora feminina no sistema de Associações Comerciais. O CNE representa 4.500 mulheres ligadas ao sistema CACB em busca de reconhecimento nos mercados nacional e internacional.

No Empreender Competitivo 2017-2021, o CNE obteve apoio para executar o Programa de fortalecimento de empresas e empoderamento de mulheres empresárias. O projeto é formado por empresas que compõem a diretoria do CNE e empresas de Núcleos de Mulheres Empresárias em quatro estados brasileiros: Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Participam 69 empresas, que buscam qualificação de lideranças e desenvolvimento competitivo, considerando os aspectos: mercado, finanças, processos, pessoas e inovação.

Além de promover as lideranças femininas dentro das empresas, o trabalho do CNE é voltado para a ampliação da participação das mulheres em cadeiras de diretorias nas entidades empresariais. Por isso, uma das bandeiras do projeto é o empoderamento da mulher pelo exercício da liderança em instituições.

Entre as ações realizadas pelo Conselho com o apoio do Empreender, está uma pesquisa inédita que traçou o perfil de empresas dirigidas por mulheres e que fazem parte do movimento associativista no Brasil, em 2020. Há também o Encontro Nacional da Mulher Empresária, realizado dentro do XXII Congresso da Federaminas, que reuniu 700 empresários em Araxá (MG), em 2019.

 

Inovar e Empreender com Toalhas- Núcleo de Fabricantes de Toalhas de Brusque

Entidade proponente: Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC)

O Núcleo de Fabricantes de Toalhas da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), criado em 2010, participou do Empreender Competitivo 2017-2021 por meio do projeto Inovar e Empreender com Toalhas. O grupo aposta na modernização de processos e na quebra do isolamento do empresário como meio de tornar as 17 empresas referências na fabricação de toalhas.

Em 2019, o Empreender levou 15 membros do Núcleo de Toalhas a Barcelona (Espanha) em uma missão empresarial à ITMA, a maior feira têxtil do mundo, que contou com 1.600 expositores de 46 países.

A ação que trouxe destaque para o núcleo recentemente foi o lançamento da marca coletiva ‘Vale das Toalhas’. A iniciativa, inaugurada em maio de 2021, envolve 12 empresas nucleadas e tem como objetivo fazer com que a região catarinense de Brusque, Guabiruba e Botuverá torne-se referência nacional e internacional pela marca, que retrata a qualidade dos produtos toalheiros produzidos no local.

 

Núcleo Setorial de Negócios de Arquitetura (IARQ) de Londrina

Entidade proponente: Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP)

O Núcleo Setorial de Negócios de Arquitetura (IARQ) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), com apoio do Empreender Competitivo 2017-2021, reúne 8 empresas que buscam ampliação de mercado, competitividade, inovação e tecnologia no segmento de arquitetura e design.

O núcleo, criado em 2013, investe principalmente em eventos e missões empresariais para trazer a Londrina as mais recentes tendências do mundo da arquitetura. Em 2019, todas as integrantes do IARQ foram à Itália para participar do Salão Internacional do Móvel de Milão, o maior e principal evento do mobiliário do mundo que engloba componentes para decoração, feiras e exposições.

 

Como votar

No dia do Prêmio (4/8), as entidades proponentes apresentarão os três projetos finalistas. O vencedor será definido por dois critérios: a avaliação da banca e o voto do público. A inscrição neste link garante acesso à votação no dia do evento (4/8).

A escolha também é sua! Cadastre-se e ajude a definir o projeto vencedor.

 

Programação

O evento contará com a participação do presidente da CACB, George Pinheiro, e do Diretor-Presidente do Sebrae, Carlos Melles. A programação completa será divulgada em breve. Acompanhe!

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.