CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Conheça as edições passadas do Prêmio Empreender

Já se inscreveu para acompanhar o Prêmio Empreender 2021? doity.com.br/premioempreender2021

29 de julho de 2021 - 16:22

O sucesso do Programa Empreender é a combinação de boas ideias criadas em conjunto e do trabalho de centenas de profissionais- consultores, gestores, dirigentes- que se esforçam para levar a metodologia até o empresário. É para celebrar e compartilhar as melhores práticas executadas no âmbito do projeto, que a CACB promove o Prêmio Empreender.

Ao fim de mais um projeto, a CACB promove o Prêmio Empreender 2021, com o objetivo de reconhecer as boas práticas do Empreender Competitivo 2017-2021. Desta vez, a premiação será online, devido à pandemia da Covid-19. A edição de 2021 carrega um significado maior do que o normal: prestigiar os empresários que mostraram iniciativa e não desistiram na pandemia, um período que abalou a economia brasileira, principalmente os pequenos negócios.

Relembre as edições do Prêmio Empreender da última década:

2012

Os projetos que se destacaram no Empreender Competitivo 2010-2012 foram apresentados e homenageados no Encontro Nacional do Empreender, realizado durante o 22º Congresso da CACB, em Belém (PA).

– Turismo Sustentável da Praia do Rosa (Imbituba-SC)

Acim Praia do Rosa busca novas parcerias para o projeto Joga Limpo

O projeto é do Núcleo de Turismo da Associação Empresarial de Imbituba (Acim), cidade litorânea a 100km da capital de Santa Catarina. O núcleo foi fundado em 2009, com 12 empresas que buscavam estratégias e ações para expandir o turismo da região.

Com o Empreender, os empresários obtiveram apoio para capacitações em atendimento e oratória, ações para a limpeza da cidade, como a instalação de 100 lixeiras pela cidade, o lançamento do Guia Oficial Turístico da Praia do Rosa, e ações com foco na integração com a comunidade da Praia do Rosa.

Nesse período, o grupo participou de feiras, como o Festival de Turismo de Gramado, no RS, o Brite, no RJ, a Feira de Negócios Turísticos BNT Mercosul, em SC, e o ITB, feira tradicional alemã dedicada à indústria do turismo, em Berlim.

Ao final do Empreender Competitivo, o projeto contava com 25 empresas, que articulavam parcerias com grandes instituições, como o Instituto Baleia Franca (IBF) e a Votorantim Cimentos.

Na última década, a Praia do Rosa conquistou um lugar especial no turismo catarinense e brasileiro, com destaque na mídia nacional e internacional, com publicações na revista National Geographic e no jornal norte-americano New York Times. Em 2011, a Praia do Rosa sediou o 1º encontro das Baias Americanas, que reuniu países como o Canadá, a Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai, entre outros.

 

– Desenvolvimento Competitivo das Empresas do Segmento da Indústria de Confecções de Pimenta Bueno (RO)

Em 2011, o Núcleo de Confecção lançou o slogan Pimenta Veste e a estruturação do Centro Atacadista de Confecções de Pimenta Bueno.

O Núcleo de Confecções da Associação Comercial e Industrial de Pimenta Bueno (Acipb), em Rondônia, foi criado em 2005 com o intuito de congregar as empresas do segmento de vestuário e lançar o centro atacadista de confecções de Pimenta Bueno.

Com a entrada no Empreender, em 2010, o núcleo colocou como meta aumentar a quantidade de postos de trabalho e o faturamento das empresas, bem como promover a melhoria dos processos empresariais dos negócios participantes.

Entre as atividades realizadas, estava um plano de marketing integrado para as empresas, ações de benchmarking empresarial, melhoria dos processos de gestão, projeção das empresas no mercado, planejamento de tendências de moda e gestão ambiental.

Em 2012, ao final do projeto, o núcleo contava com 35 empresas, que firmaram parcerias e obtiveram investimentos em estrutura, como novas máquinas, equipamentos, softwares e tecnologia para ampliação da produção. Na cidade, houve um crescimento significativo na demanda por mão de obra qualificada para o setor- designers, modelistas, técnicos de produção.

 

– Fortalecimento Competitivo das Academias de Uberlândia (MG)

A Feira da Saúde foi um evento realizado pelo NAUD, da Aciub (MG)

O Núcleo de Academias (NAUD), da Associação Comercial de Uberlândia (Aciub), buscou apoio no Empreender Competitivo para fortalecer as empresas e fomentar a saúde e a prática de atividade física no município.

Desde o início, a qualificação dos profissionais das academias foi uma prioridade do grupo. Para isso, o NAUD criou um plano de capacitação para os funcionários das academias e participou de eventos como o 3º Congresso Brasileiro de Natação Infantil e o IHRSA Fitness Brasil 2011, ambos realizados em São Paulo.

A Feira da Saúde foi um evento organizado pelo Núcleo que reuniu 20 stands de empresas expositoras de produtos e serviços voltados para os negócios de academias, além de palestras e oficinas voltadas para a formação de profissionais da área. Alinhada a ações de comunicação, como o lançamento do site institucional do NAUD e da Cartilha da Saúde, a Feira atingiu o objetivo de sensibilizar a população de Uberlândia e região sobre a importância de manter uma regularidade na prática de atividade física, além de orientar atitudes para a manutenção da saúde e do bem-estar.

 

– Desenvolvimento no Núcleo Setorial de Óticas de Ananindeua (PA)

O 1º Congresso Amazônico de Ópticas, realizado pelo Núcleo da Acia (Ananindeua-PA)

O Núcleo de Óticas (NUSO) da Associação Empresarial de Ananindeua (ACIA), no Pará, conseguiu, com o Empreender Competitivo, reunir 500 pessoas no Centro de Convenções Hangar, para a realização do 1º Congresso Amazônico de Ópticas 2012. O público contou com palestras, cursos e diversas oportunidades de parcerias no segmento. Na ocasião, ocorreu a eleição da primeira diretoria do Sindicato de Ópticas no Pará.

As 11 empresas do NUSO também receberam apoio na implantação de um software de gestão preparado especialmente para as empresas de ópticas, e na realização de capacitações em automação comercial, lentes de contato e gestão financeira.

Com o Empreender, o grupo executou projetos voltados para a população, como o Cuidando de Sua Visão, que buscava a conscientização da comunidade paraense da Ilha do Mosqueiro quanto à necessidade do uso de lentes de qualidade para a proteção dos olhos. Os empresários participaram de uma missão empresarial à Feira ABIOPTICA, em São Paulo, onde interagiram com fornecedores e firmaram parcerias com o Sebrae/PA e a OWP, empresa de cursos técnicos na área de óptica.

 

2015

O núcleo de vitivinicultores da Aciq saiu vencedor em 2015

O 2º Fórum CACBMil, realizado em Costão do Santinho (SC), foi palco do encerramento do Empreender Competitivo 2013-2015. O Prêmio Empreender consagrou vencedor o Núcleo de Vitivinicultores, da Associação Empresarial de Quilombo e Região (ACIQ), em Santa Catarina. Ativo desde 2009, o núcleo marcou o desenvolvimento da produção de vinho na região.

A consultora dos núcleos da ACIQ, Ivone Milani Signore, lembra que antes do programa os empresários da área não contavam com consultorias, informações e orientações referentes ao setor. “Os produtores aceitaram muito bem a ideia e a metodologia do Empreender. Eles se comprometeram com a execução do projeto”.

Após o apoio e o reconhecimento do Empreender, o núcleo conseguiu aperfeiçoar as atividades envolvidas na produção de uva e vinho, além de motivar grupos da cidade a investir no segmento por meio da promoção de eventos locais voltados para a enocultura, dentre os quais se destacam o VIII Concurso do Vinho Artesanal Municipal de Quilombo e o IV Concurso de Vinho Artesanal Regional, ambos em 2017.

 

2017

GSEN, o vencedor do Prêmio Empreender em 2017

O Empreender Convencional 2015-2017 foi encerrado durante o 4º Fórum da CACBMil, com o Encontro Nacional do Empreender, que reuniu os atores do projeto em Foz do Iguaçu (PR), em outubro de 2017.

O vencedor da premiação foi o Núcleo GSEN- Solução e Negócios, da Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa), de Caxias do Sul (RS). O representante do núcleo na cerimônia foi o empresário Dario Amorim, que realizou a apresentação do projeto para os participantes do Encontro: “Compramos a ideia do Empreender, que é unir para crescer. Começamos a disseminar a transferência do que aprendemos ao longo da vida para que as pessoas possam transformar seu sonho em realidade”. O GSEN foi criado em 2016 e era formado por 20 empresas que ofereciam serviços de assessoria, consultoria e treinamento em diversas áreas da gestão empresarial, como gestão estratégica, de processos, de pessoas, marketing e tecnologia da informação. As ações eram voltadas para a capacitação e a visibilidade das empresas, por exemplo, o Empreender na Prática, um evento semestral com palestras de especialistas, membros do GSEN e apresentações de práticas de sucesso. O Empreender na Prática é realizado até hoje. A coordenadora do GSEN, Florencia Del Carmen Nieto, afirma que, além de o Prêmio Empreender ter trazido reconhecimento ao núcleo, a premiação em dinheiro foi usada para a realização de uma capacitação em vendas e negociação: “O núcleo virou referência na Microempa e a capacitação proporcionou uma grande alavancagem nos negócios das empresas participantes”.

O segundo lugar foi para o Núcleo Setorial Além VestModa, da Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba (MG), criado em 2015, com 14 empresas lojistas que buscavam melhoria na capacidade de negociação com os fornecedores, maior destaque e visibilidade publicitária, melhor gestão de suas empresas, além de capacitações e parcerias. O terceiro lugar ficou com o Núcleo Setorial de Manicures da Associação Comerciais e Empresarial de Feira de Santana (BA), criado em janeiro de 2017 e formado por 19 empresárias do setor de higiene e beleza que buscavam melhorar o serviço oferecido por meio de capacitações de funcionárias e consultorias para novas técnicas.

Além das premiações em dinheiro (R$7.000, R$5.000 e R$3.000, respectivamente), os finalistas e mais dois projetos que se destacaram no Empreender Convencional foram a Brasília para participar de reuniões com a CACB e o Sebrae e conhecer o dia a dia de trabalho das entidades no centro político do País. Em 2018, os representantes das entidades proponentes e empresários nucleados tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências com o Empreender, trazendo uma perspectiva local de como o projeto impacta a economia dos estados. O grupo visitou também a Câmara dos Deputados. Com relação à missão técnica a Brasília, o vencedor do Prêmio, Dario Amorim, afirmou: “É o sonho máximo, o coração de todo projeto.”

A banca avaliadora do Prêmio Empreender 2017 foi formada por representantes de cinco entidades parceiras da CACB: o gerente adjunto da Unidade de Atendimento Setorial Comércio e Serviço do Sebrae, Geraldo Henrique da Costa; o diretor de relações institucionais da ABRAS, representando a UNECS, Alexandre Seabra Resende; a gerente de projetos do Instituto Votorantim, Ana Paula Bonimani; os consultores da alemã Sequa, Veronique Chavane e Jordí Castan; e o presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte-Facern, Itamar Manso Maciel Junior.

 

Hors-Concours 2021

Atual campeã, a Microempa se destacou novamente no Prêmio Empreender: dessa vez na seleção dos finalistas. Os cinco projetos inscritos da entidade, nos segmentos de Artesanato, Bares, restaurantes e lanchonetes, Economia criativa, Metalmecânica e Móveis-Indústria, ocuparam as primeiras posições na classificação geral. Sendo assim, a Microempa passou a ser considerada hors-concours e também será premiada no Prêmio Empreender 2021.

O coordenador-executivo da CACB, Carlos Rezende, parabeniza a entidade: “Acredito que a retenção e o desenvolvimento de pessoas, a seriedade com que as ações são desenvolvidas, a observância às normas e o comprometimento da diretoria são fatores que levaram a Microempa ao status de hors-concours. Bom para os empresários associados! Parabéns!”.

O presidente da Microempa, Pedro Elói Steffens, afirma: “É gratificante receber o título de hors-concours pela CACB, pois os cinco projetos inscritos trouxeram resultados além do esperado e demandaram muita dedicação dos associados e consultores responsáveis”.

 

 

Vem aí: 2021

O Prêmio Empreender 2021 será online, com transmissão pelas redes sociais do Empreender.

No dia da premiação (4/8), os três projetos finalistas terão a oportunidade de apresentar os resultados obtidos com o Empreender Competitivo. O vencedor do Prêmio será definido por dois critérios: o voto do público e uma banca de avaliação, formada por pessoas vinculadas ao governo, à CACB, ao Sebrae e parceiros.

O voto do público ajudará a definir o grande vencedor entre os três finalistas do Prêmio Empreender 2021. Quem deseja votar já pode se cadastrar neste link. Apenas essa inscrição permitirá acesso à votação, que será aberta no dia da premiação.

A CACB conta com os empresários, dirigentes e executivos vinculados aos projetos e às entidades empresariais para prestigiar as melhores práticas do Empreender!

Acompanhe-nos pelas redes sociais.

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.