CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Cesar Rissete destaca a importância do associativismo no Congresso da Faciap

Gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional falou durante a palestra "Sebrae e o Sistema Associativista no Brasil, durante o Congresso Empresarial

22 de novembro de 2021 - 16:25

O primeiro painel da tarde no Congresso Empresarial Paranaense, em Foz do Iguaçu, foi sobre o tema “Sebrae e o Sistema Associativista no Brasil“. O debate contou com a presença de César Rissete, gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional; e Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae Paraná.

Durante a sua fala, Cesar Rissete comentou vários assuntos, mas um dos destaques foi sobre a importância do associativismo para os empresários de todos os ramos. Rissete também apresentou uma série de programas do Sebrae, que podem auxiliar empreendedores a expandirem seus negócios e conquistarem resultados melhores, contribuindo para geração de empregos.

Além disso, o gerente divulgou alguns dados de empresas que participam do associativismo, que tiveram resultados positivos em pontos como geração de empregos e índices de competitividade. “O associativismo transformou essas empresas. Ele gera resultado para a pequena e média empresa”, disse Rissete.

“Associativismo não é moda, é estratégia de competitividade. Sem a participação das pessoas, você não consegue bons resultados”, acrescentou Vitor Tioqueta.

Rissete também ressaltou a parceria entre Sebrae, Faciap e CACB. “Isso é feito por vocês, empreendedores, que conseguem uma saída para as oportunidades, em conjunto”, declarou.

Na sequência, Vitor Tioqueta falou sobre a importância da parceria entre Sebrae Paraná com as associações comerciais de diversas cidades do estado. Em conjunto, as entidades realizam programas como o da LGPD, que tem como objetivo capacitar empresários sobre a lei, para que entendam como tratar os dados, e também a ACE digital.

Sobre os palestrantes

Cesar Rissete é gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1999), tem especialização em Políticas Públicas para Micro e Pequenas Empresas pela Unicamp (2010) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: clusters e aglomerações produtivas, competitividade, micro e pequenas empresas, arranjo produtivo local e identificação de clusters.

Vitor Roberto Tioqueta é diretor-superintendente do Sebrae/PR. Formado em Ciências Contábeis, tem pós-graduação em Direção de Empresas pela PUC Paraná, MBA em Desenvolvimento de Ambientes Empresariais, pela Universidade Positivo, e em Marketing e Desenvolvimento Gerencial. Foi Diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, e também presidente da ABASE – Associação Brasileira dos Sebrae/Estaduais e é funcionário do Sebrae/PR há 33 anos.

Para saber mais sobre os principais momentos do Congresso Empresarial Paranaense, acompanhe nossas redes sociais: FacebookLinkedIn e Instagram.

Fonte: Comunicação/Faciap

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.