Empreender
Empreender
No encontro será traçado um panorama completo do AL-Invest no Brasil, que será levado para a líder do consórcio latino-americano, a boliviana Cainco
Na manhã de 27/11, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) promove um encontro com as entidades brasileiras contempladas pelo AL-Invest 5.0. As pautas são a evolução do andamento dos projetos e as estratégias para atuação do Brasil no programa. Além disso, será feito um planejamento das reuniões para o próximo ano.
Além da CACB, representada pelo coordenador executivo, Carlos Rezende, participam da reunião o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).
Priscila Hochino, Paula Couceiro e André Pontes, do Sebrae-PA, Rodrigo Carrijo, da Facisc, Felipe Spaniol, da CNI, e Ilse Guimarães, da Assintecal, representam as organizações, que foram contempladas com recursos de forma direta pelo programa, por meio de apoio financeiro a terceiros. A CACB, além de repassar recursos para atividades no país, acompanha e monitora todos os projetos executados.
As informações e demandas reunidas na ocasião serão levadas para a reunião de avaliação que abrange todos os executores das três convocatórias de projetos do AL-Invest 5.0 na América Latina. O consórcio executor é formado por onze entidades: a AGEXPORT Guatemala, a Câmara de Comércio de Lima, Câmara de Comércio da Costa Rica, CCI Paris IDF, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Eurochambres, Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai e Sequa, além da CACB e da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia, que é a líder do grupo.
A CACB, como representante do consórcio internacional no Brasil, será responsável por traçar o panorama de resultados de todo o país, a partir do que for discutido em Brasília e levar à sede da Cainco, em evento marcado para os dias 28/11 a 1°/12. Os dados serão apresentados pela analista de projetos, Gabriele Oliveira, e pela analista técnica de Cooperação Internacional, Orielly Galimberti.
CACB na fronteira
Também são acompanhadas pela CACB as ações do AL-Invest 5.0 realizadas no Paraguai, conduzidas pela Unión Industrial Paraguaya (UIP) e pelo Centro de Cooperación Empresarial y Desarrollo Industrial (Cedial).
Por Joana de Albuquerque, da Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0