Empreender
Empreender
A CACB marcou presença mais uma vez no evento Conexão Verde, promovido pelo AL-Invest Verde sediado, nesta edição, na Guatemala, no âmbito do evento AgriTrade 2024. A iniciativa foi organizada pela Agexport (Associación de Exportadores de Guatemala) e pela entidade alemã Sequa, nos últimos dias 12 e 14 de março.
O encontro propiciou a troca de experiências e apresentação de resultados dos projetos executados nos países que compõe o consórcio do AL-Invest Verde. Durante o evento também foi abordado o andamento dos indicadores do consórcio, apresentados pela líder de equipe da Sequa, Irene Haddad. Os painéis enfocaram os projetos executados na América Latina e Caribe, que contam com 25 milhões de euros em recursos.
“O encontro teve como foco a Economia Circular e Cadeias de Valor Sustentáveis. Os palestrantes ofereceram orientação sobre como as empresas podem adotar políticas e processos mais eficientes e os painéis propiciaram momentos importantes de trocas de experiências entre instituições que estão executando projetos dentro das convocatórias”, comenta a analista técnica da CACB, Orielly Galimberti. Ela moderou o painel “Plásticos e Packaging”, no qual foram apresentados casos de sucesso e debates sobre oportunidades.
Entre as entidades do Sistema CACB, a Aciub (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia) e a Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) participaram da programação do evento e apresentaram projetos com foco na sustentabilidade. A Aciub mostrou os resultados do projeto de gestão de resíduos e a Facisc levou o projeto de Núcleos Setoriais Turísticos.
Além do Sistema CACB, estiveram presentes representantes de instituições brasileiras como o Proforest, Amigos da Terra, Sebrae Rondônia, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Focus Têxtil.
O encontro também tratou do panorama de temas centrais do AL-Invest Verde, como economia circular, geração de empregos e serviços verdes. A segunda convocatória do AL-Invest Verde conta com 66 projetos, 163 instituições, sendo 101 projetos da América Latina e 62 da União Europeia.
“Tivemos uma programação intensa de capacitações em áreas como logística reversa, energia e resíduos sólidos. É uma oportunidade de vermos boas práticas e geração de resultados para as empresas”, comentou a diretora de Relações Institucionais da CACB, Vitória Arruda.