Notícias Empreender
Empreender

Notícias

CACB orienta entidades proponentes para condução técnica e financeira do Empreender Competitivo

16 de agosto de 2018 às 18:53

Gestores de projetos das Federações e Associações Comerciais estiveram em Brasília, na sede da CACB, para receber orientações referentes à execução do programa

whatsapp-image-2018-08-16-at-18-24-11-9

Nos dias 15 e 16 de agosto, a CACB reuniu em Brasília os gestores de projetos do Empreender Competitivo das Federações de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais e representantes das ACEs de Jaraguá do Sul (SC), Nova Lima (MG), Brusque (SC), Caxias do Sul (RS), e Camaçari (BA). O objetivo do encontro foi orientar as entidades em relação à execução técnica e financeira do programa.

Primeiro dia

A abertura foi realizada pelo coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende. As oficinas das áreas técnica e financeira foram ministradas pelas analistas Anelise Rambo e Patrícia Rêgo, respectivamente.

Além disso, foram apresentados os resultados de uma pesquisa feita sobre o Empreender Convencional, implementado entre 2015 e 2017. O levantamento apontou os benefícios trazidos pelo projeto para as empresas participantes, além de traçar o perfil dos empresários participantes. A pesquisa foi realizada pelo psicólogo do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNEURO), Fernando Miranda.

whatsapp-image-2018-08-16-at-18-52-47

No segundo dia de oficina, a analista técnica, Anelise Rambo, apresentou aos participantes a metodologia “Fio Condutor”, que visa à fixação do conhecimento adquirido. Os próprios participantes fizeram um quadro relembrando as atividades feitas no primeiro dia. Anelise acrescentou aspectos relativos a envios de relatórios sobre os projetos realizados pelos Núcleos Setoriais, além de questões sobre documentação, aplicação de logos e outros requerimentos exigidos pelo programa.

Após a parte de gestão e execução técnica, a analista financeira, Patrícia Rêgo, explanou questões sobre a distribuição de recursos usados nos projetos, o acompanhamento financeiro das ações feitas pelos núcleos, prestação de contas pelas entidades. Os participantes puderam tirar dúvidas sobre questões pertinentes ao sistema financeiro.

whatsapp-image-2018-08-16-at-18-24-11-7

O Portal Empreender foi o terceiro tema do dia. O gestor sênior do Empreender, Renato Rossi, ressaltou que o Portal é a principal ferramenta de registro de atividades relacionadas ao Empreender. Trata-se de uma plataforma que contém espaço para retirada de dúvidas, divulgação das campanhas de comunicação do programa e envio de relatórios para prestação de contas.

whatsapp-image-2018-08-16-at-18-24-11-1

Em seguida, foi abordado, pelo coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, o AL-Invest 5.0. O programa é uma iniciativa de cooperação internacional promovida pela União Europeia, que fomenta, por meio de ações de associativismo, o fortalecimento das micros e pequenas empresas da América Latina.

Ao final da tarde, a Oficina de Condução da Execução Técnica e Financeira do Empreender Competitivo foi encerrada.

whatsapp-image-2018-08-16-at-18-24-11-9

Por Joana Albuquerque e Bernardo Fonseca da Assessoria de Comunicação dos Programas Empreender e AL-Invest 5.0

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel