CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27

Empreender

Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

CACB e BID buscam estratégias para apoiar empresários na crise energética

Empresários têm até 17/12 para responder à pesquisa: bit.ly/energiacacb

20 de outubro de 2021 - 17:13

A reabertura da economia e a retomada das atividades, em meio a uma crise hídrica e à alta dos custos da energia elétrica, exigem medidas para reduzir o consumo sem afetar os resultados dos negócios.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa ESI, promove uma pesquisa para criar formas personalizadas de ajudar o empresário a adotar um perfil mais sustentável. A pesquisa tem apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A aplicação do questionário junto aos empresários do Sistema CACB tem como objetivo identificar necessidades, demandas e expectativas em relação à adoção de energia limpa e mecanismos de eficiência energética dentro das empresas. A consolidação de dados indicará como a CACB e o BID podem apoiar e oferecer alternativas aos empresários diante da crise energética.

A pesquisa pode ser respondida até 17/12/2021. Acesse: bit.ly/energiacacb (tempo estimado: 5 a 10 minutos)

Programa ESI

Programa de Economia de Energia Garantida (Energy Savings Insurance – ESI, em inglês) é uma iniciativa do BID que facilita a implementação de projetos de eficiência energética para ampliar, expandir e diversificar fontes de energia limpa em empresas de diversos países.

A iniciativa visa a minimizar o risco de investimento por meio de quatro instrumentos: apoio financeiro, contrato de desempenho, seguro de desempenho energético e validação técnica.

Na quarta-feira, 22/9, a CACB reuniu os coordenadores e gestores do programa Empreender para apresentar a iniciativa do BID e discutir a implementação nas empresas vinculadas ao Sistema CACB, que possui grande capilaridade por meio das Associações Comerciais.

O primeiro passo é implementar a pesquisa para conhecer as necessidades dos negócios e, a partir disso, promover ações para ajudar os empresários com a questão da eficiência energética.

Vamos começar a trabalhar a economia de energia? Responda a pesquisa e compartilhe!

 

Saiba mais:

ESI: BID cria programa de economia de energia com seguro para empresas

Conheça o Programa ESI em dois minutos

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.