1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

CACB cumpre 93% das metas do AL-Invest 5.0

Em 2019, entidade dará continuidade ao processo de diagnóstico de empresas já participantes do programa

11 de fevereiro de 2019 - 10:00

Nos dias 28 e 29 de janeiro, reunião de consórcio realizada na sede da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), na Bolívia, revelou os excelentes resultados atingidos no âmbito do AL-Invest 5.0 pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A CACB, como parte do consórcio e executora do programa no Brasil, foi representada pelo coordenador-executivo, Carlos Rezende, e pelas analistas de projetos de Cooperação Internacional, Gabriele Oliveira e Orielly Galimberti. O encontro teve como objetivo a definição de orçamentos do programa para 2019 e o levantamento de indicadores do ano de 2018.

Segundo a avaliação, feita através do monitoramento de projetos contemplados por recursos do AL-Invest, a CACB cumpriu 93% das metas propostas pelo Programa, que é executado no Brasil desde 2016 juntos às Associações e Federações Comerciais. A iniciativa permite o investimento de recursos da União Europeia em atividades como capacitações, consultorias e participação em rodadas de negócios e missões empresariais.

Rezende comenta o avanço em relação aos últimos relatórios apresentados pela CACB nas reuniões de consórcio: “A CACB está com a maior parte das metas alcançadas e uma execução financeira abaixo do previsto. Isso é positivo, pois, em outras palavras, poderíamos ter usado mais recursos nas mesmas ações que realizamos”.

Próximos passos

Na reta final do AL-Invest 5.0, que se encerra em julho de 2019, a CACB utilizará os recursos remanescentes do Programa para o desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento de empresas já apoiadas nos anos anteriores. Será realizada a segunda parte do processo de diagnóstico dos núcleos apoiados e aplicação de questionários linhas de base. Em seguida, será realizada a coleta de dados para análise dos resultados gerados.

Além disso, as atividades transversais receberão atenção nessa etapa. Entre elas, está prevista a participação do AL-Invest 5.0 na Semana europeia em Paris (França), no World Chambers of Commerce, evento mundial que será sediado pela CACB no Rio de Janeiro, no Evento DEV Days, em Bruxelas (Bélgica), e na Feira de Anuga, em Colonia (Alemanha). Ao final do ano, haverá um evento de encerramento do AL-Invest 5.0.

A CACB estuda trazer o Encontro Anual de Consultores do AL-Invest, que em 2018 ocorreu em Quito (Equador), para o Brasil em 2019: “O Brasil é o país com a maior quantidade de núcleos setoriais do consórcio e possui os indicadores mais expressivos na parte de empresas nucleadas. Por isso, estamos batalhando para sediar o encontro”, afirma Rezende.

Segundo o coordenador, a participação em eventos como esse beneficia consultores, executivos e técnicos da CACB, como ocorreu em outros anos com as Associações Comerciais de Uberlândia (Aciub- MG), Caxias do Sul (Microempa- RS) e São Miguel dos Campos (Acem- AL).

 

Confira a Retrospectiva do AL-Invest 5.0 em 2018- https://cacb.org.br/empreender/al-invest-5-0-aumenta-a-competitividade-de-mil-empresas-brasileiras-em-2018-2/

Conheça os casos de sucesso do AL-Invest 5.0- https://cacb.org.br/al-invest-5-0-cases-de-sucesso/

 

Pela Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.