Empreender
Empreender
Na quinta-feira, 19
8, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) reuniu, via Zoom, os coordenadores e executivos das Federações de Associações Comerciais para apresentar a nova edição do Programa Empreender. Participaram do encontro representantes dos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Projeto
Como ao longo de seus 20 anos de execução, o programa Empreender segue fiel ao espírito agregador do associativismo, com foco na valorização do protagonismo local dos empresários e entidades, no fortalecimento institucional da CACB, das Federações, Associações e do Sistema Sebrae, e na criação de sinergia com outros projetos, como foi o caso do AL-Invest 5.0, da União Europeia.
O novo Empreender tem como metas:
– Melhorar a representatividade das MPEs, por meio da capacitação de executivos e da sensibilização de dirigentes de ACEs, bem como aplicação de recursos em ações de diagnóstico, planejamento estratégico e acompanhamento dos projetos; Público-alvo: Cerca de 400 ACEs de todos os estados brasileiros, que serão selecionadas para a implementação de núcleos setoriais.
– Promover o fortalecimento das MPEs por meio do associativismo, com ações voltadas para a criação e manutenção de núcleos setoriais; Público-alvo: MEIs e MPEs vinculadas às ACEs para a implementação dos núcleos setoriais.
– Melhorar a competitividade das MPEs, por meio de ações para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços; Público-alvo: MPEs vinculadas a entidades empresariais.
Serão tratados como temas transversais a eficiência energética, a negociação e emprego dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs) e a melhoria dos ambientes de negócios.
Até fevereiro de 2024, o Empreender prevê a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento a cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs, sendo 65 delas pertencentes às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A expectativa é alcançar 9.400 empresas nucleadas e promover o aumento da produtividade e da qualidade de produtos e serviços de pelo menos 70% das empresas atendidas.
Prêmio Empreender
O convênio para a nova edição do Empreender foi assinado durante a cerimônia do Prêmio Empreender, evento que buscou dar reconhecimento e celebrar as melhores práticas promovidas no âmbito do Empreender Competitivo 2017-2021.
Na ocasião, líderes do Sebrae e da CACB exaltaram as ações realizadas pelo projeto. “É gratificante saber que estamos contribuindo de alguma forma para organizações centenárias do nosso país, como é o caso das associações comerciais. O que simboliza esse prêmio são as ações efetivas de parceria que dão certo para o Brasil. Essa cooperação que temos com a CACB e as ACEs em cada município há 11 anos é uma satisfação para nós”, celebrou Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae Nacional.
O presidente da CACB, George Pinheiro, também exaltou a parceira com o Sebrae neste, que é o maior projeto da Confederação para o fortalecimento das empresas de todo o país. “Estamos em centenas de municípios, atingindo diretamente as micro e pequenas empresas, com o objetivo de termos um novo empresário: atuante e inserido no mercado local, nacional e internacional”, destacou.
A capilaridade da CACB e sua capacidade de conhecer e atuar no mosaico das realidades brasileiras em cada região foi citada pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. “O problema do empresário do pequeno negócio não é o tamanho, mas estar sozinho, e ele vence isso através das ACEs. Nosso esforço é cotidiano e esse contato que as empresas têm nos núcleos setoriais nos coloca frente a frente com as necessidades que eles têm, todos os dias”, pontuou.
Segundo Luiz Carlos Furtado, vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, o Empreender, ao longo de sua história, alcançou bons resultados e favoreceu o fortalecimento da micro e pequena empresa. “O projeto já comprovou sua eficiência e credibilidade, e junto do empresário, de mãos dadas, atingiremos muitos objetivos”, afirmou.