Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Brasil em Davos, o mundo no Brasil

Os negócios do país e o multilateralismo marcam a discussão sobre a economia em 2019

1 de fevereiro de 2019 às 10:09

“Globalização 4.0: Moldando uma Nova Arquitetura na Era da Quarta Revolução Industrial”. O tema principal do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, no mês de janeiro, é um exemplo de como é preciso colocar em pauta as dificuldades que as lideranças em diferentes países enfrentam no desafio de unir-se contra o movimento de anti-globalização, evidenciado na edição deste ano pela ausência de grandes chefes de Estado. Segundo o secretário-geral da International Chamber of Commerce (ICC), John Denton, que esteve em Davos, esse desencontro põe em risco a manutenção do sistema multilateralista, essencial para o fortalecimento das relações internacionais.

Denton enfatizou que a importância do trabalho da ICC como agente ativo de discussão e de representação dos interesses empresariais foram evidentes no Fórum. “Acredito que estamos no caminho certo e a resposta positiva que tivemos em Davos destaca esse papel tão necessário”, disse. Parte desse reconhecimento veio do Japão, que vai convidar a ICC para participar das reuniões ministeriais do G20, no início de abril. “Iremos ao encontro e vamos transmitir nossas mensagens sobre a reforma do comércio e as recomendações do Diálogo Global”, adiantou.

Na Suíça, Denton – que representa uma rede de mais de 6 milhões de empresas e associações empresarias em 130 países –  esteve com o ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, e com o secretário de Comércio e Assuntos Internacionais do Brasil, Marcos Troyjo, para estabelecer uma relação mais próxima de trabalho com o governo Bolsonaro. O presidente, inclusive, é um dos nomes convidados para o maior congresso mundial de câmaras de comércio, o 11th World Chambers Congress, que será realizado no Rio de Janeiro este ano pela ICC, com co-organização da Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB).

“Trata-se de oportunidade incomparável de compartilhar as melhores práticas, trocar ideias e inspirar novos pensamentos sobre as questões mais prementes que afetam o mundo dos negócios hoje, como a aliança das potências para o crescimento global e multilateral dos negócios e dos países”, resume o presidente da entidade brasileira, George Pinheiro.

O multilateralismo é um dos temas que deverão ser amplamente discutidos no Congresso, realizado pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 12 e 14 de junho. Na oportunidade, mais de 1200 empresários de todas as partes do planeta vão debater formas de atores não-estatais conquistarem mais espaço na governança de seus países, por meio de sua influência, cadeias de suprimento e base global de clientes.

Sobre o Congresso Mundial das Câmaras de Comércio

O maior evento internacional do setor contará com palestrantes de renome, como Arancha González, diretora executiva da International Trade Centre de Genebra e agente de desenvolvimento das Nações Unidas. Ela é especialista em questões de comércio internacional, foi chefe de gabinete da Direção Geral da Organização Mundial do Comércio e porta-voz da Comissão Europeia para o comércio. Atualmente, co-preside o Conselho da Agenda do Fórum Econômico Mundial (WEF) sobre o Futuro do Comércio e do Investimento. Também já estão confirmados os nomes de Hamad Buamim, presidente e CEO da Dubai Chamber of Commerce and Industry; John W.H. Denton, secretário-geral da International Chamber of Commerce; María Fernanda Garza Merodio, presidente e CEO da empresa mexicana Orestia S.A; Yassin Al Suroor, presidente e CEO do A’Amal Group da Arábia Saudita; e Timothy Murphy, do Conselho Global da Mastercard.

O 11WCC promove a Competição Mundial de Câmaras de Comércio, único programa de prêmios que reconhece projetos inovadores realizados por entidades de todo o mundo. As inscrições para o 11WCC estão abertas e os registros feitos até 28 de fevereiro têm desconto de 15% no pagamento, no site: www.worldchamberscongress.org.

SERVIÇO

O QUÊ: 11th World Chambers Congress

QUANDO: 12, 13 e 14 de junho de 2019

ONDE: Rio de Janeiro, RJ, Brasil

QUEM: 1200 participantes de 100 países

COMO: Maior Congresso Mundial das Câmaras de Comércio realizado pela primeira vez na América do Sul

POR QUE: Para discutir o tema “Criando um futuro compartilhado”

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel