Empreender
Empreender
Nos últimos 30 anos, a cidade de Salvador vem passando por um processo de descentralização de suas atividades econômicas, comerciais e de serviços, impulsionada, sobretudo, pela explosão demográfica. Para acompanhar esta nova dinâmica, a Associação Comercial da Bahia (ACB), em parceria com o Sebrae, o Banco do Nordeste (BNB) e a Prefeitura de Salvador, lança o programa ACB nos Bairros, voltado para o desenvolvimento econômico e social nas distintas regiões da cidade, com foco no fortalecimento e impulsionamento da competitividade dos negócios locais.
O vice-presidente da entidade, Paulo Cavalcanti, explica que o ACB nos Bairros se espelha na Lei 8.376/2012, que cria as prefeituras-bairro em Salvador, áreas de identidade própria. A ação desperta nos moradores o sentimento de pertencimento, cujas necessidades passaram a ser atendidas localmente com diversos serviços financeiros, de saúde, de educação, com acesso ao comércio em geral, sem a necessidade de deslocamento para outras regiões da cidade.
“Hoje, Salvador conta com bairros com populações maiores do que muitos municípios. Se pretendemos realmente promover o desenvolvimento destas localidades, precisamos também defender e proteger os interesses comuns dos empresários locais, fazer com que eles se sintam representados e tenham o reconhecimento e a valorização da função social dos seus empreendimentos”, justifica Cavalcanti.
O superintendente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Carlos Rezende, parabeniza a iniciativa e indica o programa como um importante meio para o fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo na capital baiana. “Reduzir o raio de cobertura de um projeto, permite com que sejam identificadas as dores desses negócios para, assim, melhor auxiliá-los. Salvador é uma cidade extremamente importante no Nordeste. Com certeza o programa ACB nos Bairros se tornará referência na região”, comenta.
Na primeira fase do programa, serão realizadas ações nas regiões de Subúrbio/Ilhas e Itapuã/Ipitanga e, até o final do ano, alcançando também Cajazeiras, Brotas/Centro e Liberdade/São Caetano.
O consultor executivo do projeto, Adriano Figueira, destaca ações que estão sendo programadas, como seminários de empreendedorismo, identificação e formação de lideranças, articulação com meios de comunicação para apresentação destes territórios, suas especificidades, cultura e divulgação das ações de apoio empresariais que ocorrerão durante o projeto.
Também serão realizadas oficinas sobre vigilância sanitária, boas práticas de produção, alvarás de funcionamento e licenças, publicidade, bombeiros, ações promocionais geradoras de fluxo, abertura e regularização de MEI, orientação para migração de porte, festival gastronômico com as iguarias locais, Feirão Limpa Nome e Feirão de Crédito Especial para os negócios do bairro, com condições especiais com foco em competitividade e inovação.
“O programa ACB nos Bairros vai levar a representação e as soluções da entidade diretamente aos diversos bairros de Salvador, com um olhar diferenciado para estes recortes da cidade. As entidades empresariais ainda estavam muito centralizadas em suas atuações, daí a importância desta proposta da ACB, que cria vínculos diferenciados com estas regiões”, complementa Figueira.
Nesta primeira etapa, são identificados representantes locais que possam atuar como lideranças dos bairros. Os interessados podem obter mais informações por meio do telefone (71) 3242-4455, ou no e-mail secretariadadiretoria@acbahia.com.br .