1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Login
Redes Sociais
Portal Empreender
Empreender
Home / Empreender /

Alagoas: Empreender fortalece negócios nos municípios por meio de articuladores

Cada município conta com um articulador local, que dá apoio nas demandas e necessidades apontadas pelos empresários daquela região

19 de maio de 2020 - 09:00

O Sebrae, a Federalagoas e as Associações Comerciais dos municípios, se uniram em um convênio para trabalhar o fomento e desenvolvimento dos pequenos negócios, por meio de soluções voltadas ao associativismo com a formação de Núcleos Setoriais. O convênio resultou no Programa Empreender em Alagoas e está presente em sete municípios – Maceió, Palmeira dos índios, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Marechal Deodoro e Santana do Ipanema.

De acordo com Cléa Carvalho, gestora do programa pela Federalagoas, cada município conta com um articulador focal local que serve para dar apoio nas demandas e necessidades apontadas pelos empresários daquela região.

“Os articuladores servem atuam como filtro e ponte entre os empresários e as instituições. Sua função é promover ações de desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios da região. Eles captam dos empresários as necessidades, auxiliam nas demandas deles com orientação empresarial, e em parceria com as instituições promovem capacitações, facilitando o acesso deles às ações de projetos e programas de diversos parceiros. Estamos atuando sempre com foco no amadurecimento destas empresas participantes para que elas possam alavancar seus resultados, driblar as dificuldades do mundo empreendedor e se destacar no mercado, gerando trabalho, emprego e renda”, explicou Cléa.

Desde o ano passado, Jessyane Soares, é articuladora do programa em Santana do Ipanema e ela conta Empreender agregou valor aos negócios no município.

“As empresa dos núcleos, em sua maioria, não têm tanto acesso à informação, seja por desconhecimento ou por não buscar. Com o programa, facilitamos este acesso porque nos tornamos portadores de conteúdo. Acredito que a missão do articulador é impactar, positivamente, no crescimento e desenvolvimento das empresas.”, disse Jessyane.

Segundo ela, são muitos os desafios a serem enfrentados. É preciso fazer com que os empresários e empreendedores locais conheçam novos horizontes e se permitam mudar ou se readaptar.

“Enxergamos que a união e engajamento dos parceiros vamos conseguindo atender às necessidades e ir transformando o ambiente empreendedor das nossas regiões. Nesta fase da pandemia, por exemplo, estamos trabalhando muito, buscando atender conforme a disponibilidade dos empresários, usando muito o WhatsApp e outros canais virtuais, como forma de ferramenta para comunicação, sempre atendendo o perfil de cada um. Neste momento, o que eles mais querem é voltar à sua rotina. No entanto, por meio do programa  muitos estão aproveitando para se capacitar em aspectos que deixavam a desejar”, finalizou a articuladora.

Jessyane Soares, articuladora do Empreender em Santana do Ipanema

Dentro do programa Empreender Alagoas, só em Santana do Ipanema são mais de 50 empresários beneficiados, por meio de capacitações, consultorias, promoção de ações coletivas definidas em reuniões as reuniões em núcleo, ações de acesso à inovação, melhoria na gestão, vendas e oportunidades de mercado.

Para desenvolver as ações, o programa conta com parceiros como SENAI, SENAC, Universidades, Centros de Pesquisas, Bancos, Prefeituras e Órgãos do Governo para conseguirem desenvolver atividades como compra e venda conjuntas, prestação de serviços ou fabricação de produtos de forma coletiva, através da Associação Comercial, treinamento que atendam às necessidades específicas, participação coletiva em feiras, eventos e missões técnicas, entre outras.

Os serviços agora estão sendo realizados à distância, por telefone e atendimento virtual. Os interessados em ter acesso devem entrar em contato com a Associação Comercial de seus municípios para saber mais ou encaminhar e-mail para empreender@federalagoas.com.br

 

Por Isis Correia
Fonte: Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas)

Tags

Deixe seu comentário

Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

  • Katiuscia Sotomayor
    katiuscia.sotomayor@cacb.org.br

    Joana de Albuquerque Pae
    joana.albuquerque@cacb.org.br

  • Bernardo Fonseca
    bernardo.fonseca@cacb.org.br
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.