Empreender
Empreender
O responsável pelo consórcio para implementação do Al-Invest Verde na América Latina, Sequa, em parceria com o sócio de execução direta Coparmex , realizaram, entre os dias 7 a 11 de novembro, o encontro #ConexãoVerde , desta vez na cidade de Guadalajara, no México. No evento, foram trocadas informações relevantes sobre a execução do programa com a realização de painéis, apresentações e interação com representantes dos projetos aprovados na última convocatória.
Dividido em três blocos, o primeiro foi composto pela reunião do consórcio, na qual foi feita uma dinâmica para avaliação de todo o processo da 1ª convocatória para Apoio Financeiro a Terceiros (AFTs), desde o lançamento até a aprovação das propostas. Além disso, cada representante dos sócios de execução apresentou os planos de trabalho para o próximo ano, contando a partir de novembro de 2022 até o mesmo período do ano seguinte.
O segundo momento integrou a equipe do consórcio de execução direta com os representantes dos AFTs. Na ocasião, cada AFT fez uma apresentação rápida sobre seu projeto, destacando o objetivo, a abordagem das propostas, o local onde elas serão executadas e os parceiros envolvidos, ou seja, os co-solicitantes.
Ademais, os sócios de execução direta comentaram algumas das atividades que estão realizando em suas instituições. Também foi realizada uma capacitação financeira, de comunicação e de visibilidade.
A Analista Técnica da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Orielly Galimberti, esteve presente no encontro representando a instituição e apoiando a delegação brasileira que também compareceu. “A CACB, por meio do Al-Invest e também do projeto Empreender, acompanha o desenvolvimento das micro e pequenas empresas por todo o país. Este encontro foi fundamental para firmarmos cada vez mais nossa parceria e alinharmos pontos importantes a serem considerados nos projetos”, destaca.
Representantes dos projetos selecionados do Brasil também estiveram presentes. Pela Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) estiveram presentes Janayne Nunes dos Reis (gerente Técnica AL-Invest Verde), Lucimeire Pereira (gerente Financeira Al-Invest Verde) e Gabriele Oliveira (consultora para acompanhamento técnico do AL-Invest Verde). Pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Ana Moraes Coelho e Felipe Vinicios Braz.
“O encontro no México foi extraordinário. Tivemos a oportunidade de encontrar as pessoas que vão trabalhar conosco nesse projeto tão importante para Aciub e para Uberlândia. O que realmente me motivou a participar, em um país onde a língua e a cultura são totalmente diferentes, foi pensar que viajar é uma maneira de aprender, abrir a mente, conhecer outras culturas, trocar experiências e e ampliar nossa rede de contatos. Certamente, com esse encontro, formamos uma rede de apoio para a melhor execução do Al Invest Verde”, afirma Lucimeire, gerente Financeira AL-Invest Verde na Aciub.
Segundo apresentado, na última convocatória, 557 postulantes se registraram na plataforma, sendo 424 registros da América Latina e 133 registros da União Europeia. Ao todo, foram entregues 136 propostas, sendo 65 no Lote 1 – Cadeias de valor e sistemas agroalimentares sustentáveis e sem desmatamento e 71 no Lote 2 – Transição para modelos de negócios circulares, de baixo carbono e de consumo eficiente de recursos.
Os participantes também integraram o Encontro Por México, da Coparmex, o qual contou com um painel do AL-Invest Verde sobre economia circular.
Como funciona o Apoio Financeiro a Terceiros (AFT)
Este é o mecanismo de financiamento de projetos de associação entre organizações latino-americanas e europeias utilizado no AL-Invest Verde. Por meio de chamadas, organizações sem fins lucrativos podem inscrever projetos para obter recursos e implementar ações que promovam a economia circular na América Latina.