Notícias Empreender
Empreender

Notícias

UNIÃO EUROPEIA

AL-INVEST Verde já é executado em 12 países da América Latina

Programa visa promover o desenvolvimento sustentável da região

29 de novembro de 2023 às 19:16

Bruxelas, novembro de 2023.

O programa AL-INVEST Verde, financiado pela União Europeia (UE) para promover o crescimento sustentável e a criação de empregos na América Latina, já é executado em 12 países. As iniciativas são desenvolvidas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Honduras, Paraguai, Peru e Uruguai, onde se articulam esforços nos setores público e privado, bem como na promoção dos direitos humanos. de propriedade intelectual.

O AL-INVEST Verde está em sua sexta edição. O programa tem uma história de quase 30 anos em projetos de cooperação entre União Europeia e América Latina. Esta nova fase, que começou no final de 2021, faz parte da estratégia  europeia  Global Gateway, que ajuda a enfrentar os desafios globais mais relevantes atualmente, entre eles, as alterações climáticas.

O objetivo do AL-INVEST Verde é apoiar a transição para uma economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e mais circular, que facilite a implementação de modelos de produção sustentáveis. A transição ecológica e o crescimento sustentável são prioridades para a UE, razão pela qual coopera com a América Latina para o desenvolvimento sustentável da região.

Componentes do programa

No seu desenvolvimento, O AL-INVEST Verde divide-se em três componentes que trabalham, respectivamente, com pequenas e médias empresas latino-americanas, instituições públicas e entidades responsáveis ​​pela gestão dos direitos de propriedade intelectual.

Componente 1 – liderado pela Sequa, organização de desenvolvimento alemã, que administra fundos para a implementação de projetos de parceria entre organizações dos dois continentes. Está prevista a atribuição de até 25 milhões de euros para promover iniciativas de economia verde em benefício das pequenas e médias empresas latino-americanas. Atualmente estão em execução 24 projetos correspondentes a dois lotes temáticos. O primeiro lote centra-se em sistemas agroalimentares e cadeias de valor livres de  desmatamento  e o segundo, na transição para modelos de negócio circulares, hipocarbônicos e eficientes em termos de recursos.

“Os mecanismos de eficiência, reutilização e otimização de recursos que impulsionam os nossos projetos dão uma vantagem às PMEs, à medida que se abrem oportunidades de crescimento ao cumprir os requisitos de sustentabilidade da União Europeia”, comenta Frank Summa, diretor da Componente 1.

Componente 2 – liderado pela entidade do sistema de Cooperação Espanhola FIIAPP e pela Organização Internacional Ítalo-Latino-Americana (IILA) – promove o desenvolvimento de políticas públicas que permitam aos países latino-americanos cumprir as normas ambientais e laborais reconhecidas pela UE para a sustentabilidade das cadeias de valor. Coopera com instituições públicas para promover uma política comercial e económica sustentável, consistente com os compromissos assumidos nos Acordos de Comércio e Associação com a União Europeia.

Desde o lançamento do AL-INVEST Verde, o programa colabora com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), Colômbia, Equador e Peru. “As atividades têm como foco a promoção da sustentabilidade das cadeias de valor do café, cacau, carne e couro, madeira, soja e derivados, entre outros. Cooperamos com países para cumprir regulamentos como o Acordo Verde União Europeia e a Regulamentação das cadeias de abastecimento livres de desmatamento e degradação florestal da União Europeia”, explica Emilio Calvo, diretor do Componente 2.

Componente 3– liderado pelo Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), procura alcançar uma maior utilização e eficácia dos Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) na América Latina, particularmente nos países do Mercosul e no Chile. O seu objetivo é expandir e melhorar a utilização dos DPIs para aumentar as oportunidades de cooperação em investigação e estimular a competitividade e a inovação sustentável.

“As nossas ações até agora centram-se na melhoria da gestão dos DPIs e na sua aplicação para promover o desenvolvimento sustentável. Em trabalho conjunto com importantes escritórios da região, como o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no Brasil, promovemos boas práticas e a troca de experiências. Uma área de especial importância é a formação e mentoria em propriedade intelectual para produtores, como forma de promover o desenvolvimento regional sustentável. Também ganha destaque nosso trabalho na formação de redes de propriedade intelectual, como a rede de juízes para aprimorar o conhecimento sobre infrações de marcas e alinhá-las às práticas internacionais”, detalha Mariano Riccheri, diretor do Componente 3.

Clique aqui e assista ao vídeo institucional.

Sobre o AL-INVEST Verde

O programa AL-INVEST teve início em 1994. Na sua sexta edição, o AL-INVEST Verde tem um orçamento inicial de 33 milhões de euros e uma duração estimada de 48 meses.

No Brasil, a CACB integra o consórcio liderado pela organização alemã Sequa, que realiza o repasse dos recursos para os projetos aprovados em convocatórias. Para o vice-presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB, Itamar Manso Maciel, a economia circular é um tema que tem ganhado bastante relevância nos debates internacionais e que agrega valor às empresas.

“A CACB, por meio do AL-Invest, está levando esse debate para dentro das micro e pequenas empresas do país. Nosso objetivo é apoiar e orientar ações e projetos como foco na transição para uma economia circular, gerando novos empregos e otimizando a gestão destes negócios”, afirma.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel