Notícias Empreender
Empreender

Notícias

AL-Invest 5.0 é discutido em Santa Catarina e Paraná

12 de maio de 2017 às 15:57

1img_1187-1170x658

O coordenador nacional do Empreender e coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, esteve, no início desta semana em Curitiba, no Paraná, para reunião na Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) sobre o evento da CACB que será promovido em Foz do Iguaçu nos dias 17 a 20 de outubro. Além de mais uma edição do Fórum Nacional CACB Mil, juntamente com a convenção anual da Faciap, será realizado um encontro internacional dos programas Al-Invest 5.0 e Empreender CACB.

No dia 10, Rezende foi para Joinville/SC, para acompanhar o presidente da CACB, George Pinheiro, no evento Expogestão 2017, que contou, na programação, com temas como inovação e tendências para o futuro. Organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), reuniu mais de 6 mil pessoas durante 3 dias, com realização de seminários e eventos paralelos além do Encontro Estadual da federação.

Carlos Rezende foi convidado para falar no painel sobre o projeto de desenvolvimento das capacidades produtivas, empresariais e associativas das MPEs na América Latina. No mesmo evento, o Presidente George Pinheiro destacou o trabalho da CACB frente do AL-Invest 5.0 no Brasil, programa em parceria com a União Europeia e que, este ano, vai contemplar um projeto da Facisc: “A nossa estratégia busca aumentar laços internacionais e fortalecer o sistema”, destaca.

 

Apoio internacional

Nesse aspecto, a CACB já propiciou para as entidades a participação em projetos internacionais de acesso a recursos e capacitação. A parceria com o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ), por exemplo, foi um projeto de cooperação internacional que permitiu a capacitação de técnicos vinculados à FACISC no curso de formação de consultores internacionais.

Em seguida, a CACB, estendeu a parceria com a BFZ para a FACISC, o que possibilitou ações junto a projetos como o DEL, programa de Desenvolvimento Econômico Local, que reúne as iniciativas pública e privada na gestão de projetos relevantes para os municípios.

Já com o projeto AL‐Invest, reforça Pinheiro, “a CACB fez ampla disseminação em todo o sistema de associações comerciais, permitindo que entidades como o SEBRAE, a FACISC, a Associação Comercial de Uberlândia, a Federaminas e a ACE de Palmeiras dos Índios, em Alagoas, por exemplo, ingressassem com projetos nos editais para Fundos Concursáveis. Isso culminou no primeiro projeto de cooperação internacional da FACISC em toda a história, sendo o maior projeto da Federação com transferência de recursos para apoio ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas”.

Por meio desta ação, a FACISC poderá investir 400 mil euros para desenvolver as capacidades produtivas e empresariais das micro, pequenas e médias empresas no estado, fortalecer o associativismo e ampliar programas de desenvolvimento.

Como sócia do consórcio do AL‐Invest, é papel da CACB acompanhar e monitorar o projeto executado pela FACISC no Brasil, para que possa identificar e orientar em caso de dificuldades técnicas ou necessidade de informações adicionais para a execução do projeto, assim como auxiliar na divulgação de casos de sucesso que mereçam destaque.

“Nosso apoio nesse processo é também uma forma de a CACB retribuir toda a contribuição da FACISC durante o desenvolvimento da metodologia do Empreender, outro grande programa coordenado pela CACB e que abrange praticamente todo o país, atingindo e beneficiando diretamente as micro e pequenas empresas, com foco na competitividade, na produtividade e no associativismo, a fim de termos um novo empresário: atuante e inserido no mercado local, nacional e internacional”, explica  o presidente.

 

Mais Empreender

Na próxima semana o coordenador estará em Feira de Santana, na Bahia, onde representará a CACB no X Encontro Estadual do Empreender, que será realizado de 15 a 19/5. Serão abordados assuntos como a competitividade e a inovação nas MPEs. Também será promovido um Talk Show com mediação de Carlos Rezende, que tratará da implementação do programa no estado, os resultados alcançados e o cenário atual, com a participação de empresários de núcleos e consultores. Rezende também falará sobre as oportunidades do AL-Invest 5.0, o Prêmio Empreender 2017 e o novo Empreender Competitivo. Haverá, ainda, palestras e workshops, sendo um deles para elaboração de projeto para participar dessa nova fase do programa Empreender.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel