Notícias Empreender
Empreender

Notícias

AL-Invest 5.0: CNI incentiva internacionalização de empresas por meio do Rota Global

17 de janeiro de 2018 às 15:53

Projeto financiado pelo AL-Invest 5.0, programa de cooperação internacional que é coordenado no Brasil pela CACB, visa a oferecer consultorias para micro e pequenas empresas que desejam atuar no mercado exterior

rg_planoacao_fieb_2017

A CNI auxilia micro e pequenas empresas na elaboração de planos de internacionalização

O AL-Invest 5.0, maior programa de cooperação internacional da União Europeia na América Latina, promove o fortalecimento de micro e pequenas empresas por meio de ações como consultorias, capacitações, participação em eventos e outros. A CACB, como executora-direta do consórcio no Brasil, repassa os recursos para as Federações e Associações Comerciais que desenvolvem os projetos. Já foram investidos 1 milhão de euros em ações no Brasil desde o início do programa, assinado em 2015.

Além disso, o consórcio prevê a aplicação de $15 milhões de euros para os editais de Apoio Financeiro a Terceiros, isto é, o recurso é diretamente repassado à entidade contemplada. Do Brasil, quatro instituições tiveram projetos aprovados nessa modalidade: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participa das chamadas do AL-Invest 5.0 desde o início do programa, em 1994.

 

Para além da fronteira

O Rota Global, projeto desenvolvido pela CNI, em parceria com a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), é um novo serviço de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas. O objetivo é que, através da análise de perfil empresarial e da construção de planos de negócios e de exportação, as empresas conheçam quais são os serviços necessários para alcançar o êxito no mercado internacional: “A CNI está disposta a ajudar o empresário a traçar o caminho para o sucesso na internacionalização de sua empresa”, resume Felipe Spaniol, gerente de Serviços de Internacionalização da entidade e coordenador do Rota Global.

O programa conta com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) pelo Plano Nacional de Cultura Exportadora. Por meio da Unión Industrial Argentina (UIA) e do Parque Científico e Tecnológico de Extremadura (Fundecyt-Pctex), o Rota Global também é desenvolvido na Argentina e na Espanha.

Contemplado com R$ 1,2 milhão de recursos da União Europeia, o projeto foi dividido em duas fases: a primeira consistiu em traçar o perfil empresarial de 592 negócios. A segunda etapa previa a elaboração de planos de ação customizados para 200 empresas.

Como resultado do forte engajamento das três entidades co-executoras, Rede CIN, UIA e Fundecyt-Pctex, foi possível ampliar o atendimento para  474 empresas.

Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, a estratégia de internacionalização é fundamental para fomentar a competitividade dos pequenos negócios, uma vez que a exposição ao mercado externo incentiva a inovação e a busca de processos mais eficientes: “As MPEs brasileiras que se internacionalizam são menos dependentes do mercado doméstico e mais resistentes às oscilações da economia nacional. Exportando, elas abrem alternativas para escoar a produção. Todos esses fatores contribuem para que a empresa melhore seu desempenho no mercado interno”.

Quanto aos benefícios trazidos pela cooperação europeia e pela aproximação CACB-CNI, o diretor afirma que as entidades têm dialogado desde o início da execução do Rota Global, compartilhando resultados e boas práticas: “Esta cooperação, como também com as demais instituições brasileiras que executam projetos AL-Invest 5.0, é essencial para dar visibilidade e peso aos projetos desenvolvidos no Brasil”.

Ele ressalta que, conforme as premissas do AL-Invest 5.0 de promover o empoderamento de mulheres no campo empresarial, houve um empenho da CNI em envolver um número significativo de empresas lideradas por grupos minoritários: “Das 474 empresas envolvidas, 34% são comandadas por mulheres, pessoas com deficiência e minorias étnicas”.

A CACB, que monitora os projetos brasileiros contemplados no Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), realiza o acompanhamento do Rota Global. Em maio, o coordenador executivo da CACB e coordenador nacional do Empreender, Carlos Rezende, convocou representantes da CNI e da FACISC para debater o andamento dos projetos das duas organizações. No encontro, os representantes das entidades apresentaram as dificuldades encontradas na execução e os resultados. Questões técnicas, financeiras e de planejamento referentes ao programa também foram tema da discussão.

Em reunião na sede da CACB, o Rota Global é pauta de discussão

Em reunião na sede da CACB, o Rota Global é pauta de discussão

Ao final de 2017, a CNI participou novamente de uma reunião na sede da CACB, da qual também participaram representantes do Sebrae- Pará, da Facisc e da Assintecal. O objetivo do encontro foi reunir demandas das entidades brasileiras para a líder do consórcio na América Latina, a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia, além de possibilitar um planejamento para o ano de 2018.

 

Metas para 2018

Dando andamento às consultorias, a CNI prevê que todos os atendimentos às empresas selecionadas sejam feitos até abril de 2018, assim como a entrega dos planos de ação. Daí em diante, será feito o monitoramento e a apuração dos resultados obtidos.

Segundo Abijaodi, o compartilhamento de ferramentas e do aprendizado conquistados pela CNI no âmbito do AL-Invest é outra meta da instituição: “O método criado permite que o plano de ação para internacionalização seja aplicado transversalmente em empresas de todos os portes e setores. Após a entrega das atividades, o foco será disseminar a metodologia de atendimento do Rota Global para outras instituições da América Latina e da Europa”, garante.

Por Joana de Albuquerque, da Assessoria de Comunicação do Empreender/AL-Invest 5.0

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel