Notícias Empreender
Empreender

Notícias

Agenda do AL-Invest Verde no Brasil teve presença da Comissão Europeia

Além dos projetos da CACB, foi discutida a convocatória para o Apoio Financeiro a Terceiros (AFT) do AL-Invest Verde, que está previsto para fevereiro/março de 2022

28 de janeiro de 2022 às 17:31

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a SEQUA, entidade alemã líder do consórcio do AL-Invest Verde, seguiram com a agenda de reuniões hoje (28) em Brasília. O encontro técnico ocorreu logo após a primeira reunião de Diretoria da CACB em 2022. Em seguida, o grupo se reuniu de forma remota com dois membros do setor de Cooperação da União Europeia no Brasil, Stefan Agne e Pilar Blanco.

Segundo o consultor de projetos da CACB, Renato Rossi, o diálogo foi importante para o avanço no detalhamento dos compromissos de cada entidade e para a definição dos próximos passos para o projeto: “Temos muito trabalho pela frente. A experiência do AL-Invest 5.0 e das décadas do programa Empreender nos permitiu chegar aonde estamos, e agora será um diferencial para o trabalho feito pela CACB nesta nova etapa”.

O consultor da SEQUA, Jordi Castán, afirma que o maior desafio e a maior responsabilidade da CACB é garantir que o máximo número de empresas do Sistema tenha acesso aos recursos da União Europeia: “A CACB tem uma capilaridade gigantesca, a maior na América Latina. Esse é o grande diferencial: poder levar a todos os estados o acesso a recursos para que as empresas possam atender às novas exigências de sustentabilidade da economia circular. Hoje em dia, é isso que coloca as empresas num patamar diferente”.

O diretor de projetos Frank Summa defende a expectativa da SEQUA em relação aos projetos a serem apoiados por meio da CACB: “O Brasil é um país muito grande, diverso e avançado em vários aspectos, por isso esperamos propostas substanciais e inovadoras”. Em relação à CACB como líder do projeto no país, Summa comenta: “Sabemos que é possível esperar da CACB total suporte no consórcio. Trata-se de um trabalho em equipe, que exige transparência e confiança mútua. Trabalhando dessa forma, alcançaremos o sucesso”.

Em relação à agenda verde, o representante da SEQUA reforça que as entidades empresariais devem ser um modelo para todo o projeto: “Todo o esforço que cada entidade puder fazer para ser mais digital e verde é um ótimo exemplo que podemos mostrar aos nossos empresários e ao mundo. Se nos comprometermos com isso, a iniciativa será mais convincente para cada um de nós e para os outros”.

 

AL-Invest Verde

Após o encerramento do AL-Invest 5.0, a União Europeia lançou o edital para o AL-Invest Verde, a edição 6.0 do maior programa de cooperação internacional na América Latina. Em outubro de 2021, o consórcio do qual a CACB faz parte foi aprovado na chamada de projetos, que visa a incentivar as MPEs na América Latina a adotarem produtos, processos e serviços menos poluentes e mais eficientes em termos de recursos, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis ​​são adotados em todo o mundo.

O superintendente Carlos Rezende assegurou que a CACB dará continuidade na sinergia entre os projetos dentro da entidade, assim como foi no AL-Invest 5.0: “Os núcleos setoriais do Empreender aproximam as demandas dos empresários das ferramentas de crescimento empresarial oferecidas pelo AL-Invest. Nesse período, tivemos diversos exemplos de boas práticas da união entre as atividades do AL-Invest e a base sólida de associativismo construída ao longo de 20 anos do programa Empreender no Brasil”.

O coordenador do projeto Gabriel Fernández, que assumirá o escritório do AL-Invest na América Latina, em Lima (Peru), afirma que a expertise da CACB com núcleos setoriais é o que aproximará a União Europeia das pequenas empresas brasileiras em relação ao debate de temas como a adoção de processos limpos, reciclagem e economia de energia: “O projeto tem metas arrojadas, mas combinadas as experiências com cooperação internacional da SEQUA, da Comissão Europeia e das seis entidades latino-americanas do consórcio, o projeto obterá sucesso”.

 

Convocatórias

Assim como no AL-Invest 5.0, nesta edição, a União Europeia disponibilizará recursos para o edital de Apoio Financeiro a Terceiros (AFTs). Fernández explica: “Os projetos AFTs são um mecanismo para facilitar parcerias euro-latino-americanas por meio do financiamento de iniciativas de instituições que atuam em diversas frentes”.

O lançamento da primeira convocatória do AL-Invest Verde está previsto para fevereiro-março de 2022. Podem inscrever-se organizações dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Na edição anterior, quatro entidades brasileiras foram convocadas e desenvolveram projetos no âmbito do AL-Invest: a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Sebrae Pará (PA).

Ao total, contando a execução direta da CACB e os projetos AFTs, a União Europeia investiu quase 3 milhões de euros (2.986.979,86 €) no Brasil.

 

Sistema CACB e desenvolvimento sustentável

A nova edição do AL-Invest, bem como as ações desenvolvidas no âmbito do Sistema CACB, vão ao encontro da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 193 países, incluindo o Brasil, que se comprometeram com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para dar destaque aos esforços de diversas instituições na promoção da Agenda 2030, que compreende 169 metas a serem atingidas até 2030, o programa Empreender lançou uma série de reportagens para mapear as ações desenvolvidas no Brasil no rumo da economia “verde”. O conteúdo é direcionado para identificar exemplos sustentáveis brasileiros nos âmbitos local e nacional, na iniciativa pública e privada, que se relacionem às diretrizes do AL-Invest Verde e aos ODS da ONU.

 

Leia mais:

União Europeia investe no crescimento sustentável de empresas na América Latina

Consórcio integrado pela CACB vence edital do AL-Invest 6.0

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel