Empreender
Empreender
Entre os dias 24 e 28 de junho, em Paris (França), é promovido o Academy, evento realizado pelo AL-Invest 5.0 e direcionado para executivos de câmaras empresariais que desejam desenvolver colaborações interinstitucionais, além de promover seus conhecimentos e boas práticas.
O evento é dividido em quatro cursos centrais: 1- Digitalização de organizações empresariais e serviços digitais para MPEs; 2- Serviços e benefícios para novos membros das câmaras: Milenials, centenials e startups; 3- Tendências na internacionalização de empresas e organizações empresariais; e 4- Comunicação e vendas digitais.
Representando a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), estão presentes a superintendente, Juliana Kampf, o coordenador executivo, Carlos Rezende, e as analistas de projetos, Gabriele Oliveira e Orielly Galimberti.
Segundo a avaliação do coordenador executivo, o evento “é uma ótima oportunidade para as entidades empresariais trocarem experiências e adquirirem conhecimentos inovadores sobre gestão, de forma a melhorar a oferta de produtos e serviços, além de fortalecer as conexões para estimular o associativismo, uma de nossas maiores missões para o desenvolvimento da micro e da pequena empresa”.
O município de Maringá, no Paraná, conta com um representante no Academy. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe Soares, ressalta que o Academy é um espaço com palestras e debates sobre temas vivenciados na rotina de entidades empresariais e, por isso, permite identificar as práticas realizadas em vários países que podem ser implantadas nas instituições brasileiras: “Em especial, chama a nossa atenção a revolução tecnológica ligada ao mundo digital. Além disso, a ocasião desperta, de uma maneira bastante forte, a necessidade de internacionalização das nossas empresas associadas, a relevância do papel da entidade nesse processo e o impacto econômico gerado. Por outro lado, se configura em oportunidade para apresentarmos os exemplos positivos que temos no Brasil”, explica o líder da Acim, entidade contemplada no AL-Invest 5.0 desde 2017.
Além da participação na iniciativa europeia, a Acim é a associação comercial brasileira com o maior número de empresas e núcleos setoriais no Empreender, programa da CACB em prol do crescimento dos micro e pequenos negócios brasileiros. Desde o início de sua execução, em 2000, a Acim calcula 67 núcleos setoriais e quase mil empresas envolvidas.
Por Joana de Albuquerque da Assessoria de Comunicação dos programas Empreender e AL-Invest 5.0.