Notícias Empreender
Empreender

Notícias

A receita do sucesso é doce: Associativismo muda a vida de doceiras no interior de Alagoas

Conheça o grupo de doceiras de Palmeira dos Índios (Alagoas), que foi reconhecido mundialmente como case de sucesso em 2017

11 de maio de 2020 às 15:25

O associativismo, além de ser uma ferramenta para o crescimento competitivo das empresas, representa espaço para diálogos produtivos, circulação de informações confiáveis e até de vínculo, encontro e união para os empresários. Principalmente nesse momento, em que os empresários brasileiros, assim como a população em geral, passam por um momento de incertezas e sentimento de impotência diante da pandemia da COVID-19.

Uma série de casos de sucesso faz parte da nova etapa da campanha do programa Empreender, com o objetivo de mostrar exemplos de como o associativismo empresarial já ajudou pequenos negócios em momentos de crise.

Em Palmeira dos Índios, município do interior de Alagoas, um programa de rádio local anunciava o Programa Empreender. Foi assim que donas de casa da região souberam do projeto e se empenharam na fabricação de doces em conjunto, com objetivo de aumentar a renda de suas famílias. A iniciativa foi bem sucedida e uma pequena empresa, formada por 10 mulheres, foi montada passando a comercializar os produtos nos supermercados.

O grupo, que antes do projeto não possuía recursos ou organização, apenas a força das mulheres nordestinas, com o apoio da Associação Comercial de Palmeira dos Índios e da CACB, implementou várias ações em prol do desenvolvimento empresarial.

As doceiras do grupo Sonho Real passaram por um diagnóstico e um plano de ação para organizar e permitir uma produção conjunta, padronização e expansão da gama de produtos e ações para promover a abertura do mercado local para venda dos doces fabricados. Além disso, também houve empenho em estabelecer parcerias com ONGs e sua inclusão na Incubadora de Empresas de Palmeira dos Índios, gerenciada pela Associação Comercial.

Todo esforço resultou na inauguração de uma fábrica de doces e na realização de um grande sonho dessas mulheres, que agora são capazes de garantir a subsistência de muitas famílias na cidade de Palmeira dos Índios. 

Reconhecimento mundial

Em 2017, o grupo de doceiras Sonho Real venceu um prêmio mundial na categoria “Melhor projeto corporativo com responsabilidade social” no WCC, a Competição Mundial das Câmaras. O projeto foi apresentado pela CACB, na Austrália.

Além do prestígio, o grupo conseguiu implementar um sistema de código de barra para os produtos. O intuito da adoção da tecnologia foi promover a distribuição dos doces para redes de supermercado, já que, na época, era feita de porta em porta pela cidade.

Segundo o consultor da Associação Comercial de Palmeira dos Índios, José Maciel da Silva, a importância desse tipo de iniciativa é a força institucional dada ao empreendedor: “Uma coisa é buscar viver na caminhada empreendedora sozinho, outra é a representação institucional, que faz ganhar peso e fortalece a união dos empresários”.

Veja o vídeo que saiu no Portal G1: https://goo.gl/qRfik5

Empreender

O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa ao fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 70 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

 

#SomosTodosEmpreendedores

A nova etapa da campanha abrange diversos temas de interesse do empresariado, com um enfoque comum: a empatia. Com a proposta de que o empresário se coloque no lugar do outro neste momento de crise, a intenção é ajudá-lo a não desistir de empreender e reinventar-se para a retomada da economia, que será um outro desafio.

“A ideia é fortalecer o empreendedor de micro e pequeno negócio que está, muitas vezes, desesperado e sem visão de futuro. A economia vai se recuperar após essa crise e precisamos focar nessa retomada, que vai acontecer”, aponta Carlos Rezende, coordenador executivo da CACB e coordenador do Programa Empreender. Mas é necessário ter responsabilidade e empatia, destaca: “Preocupamo-nos com a empresa, com os colaboradores e com a sociedade. Desistir agora pode ter um custo ainda maior que tentar manter-se no mercado. E o associativismo pode ajudar.  Por meio da capilaridade do sistema de associações comerciais, por exemplo, com parcerias e com troca de experiências. No programa Empreender, os núcleos setoriais continuam investindo na capacitação e em mentorias com consultores para auxiliar o empresário nesta fase “.

Empreender é tentar. É decidir. É realizar. Nenhuma situação é igual, mas empatia é para todos. Neste momento de crise, o programa Empreender sugere que se faça o mínimo para enfrentar um desafio que atinge o mundo inteiro: colocar-se no lugar do outro.

Acompanhe e compartilhe os posts nas redes sociais. Siga o Instagram @programaempreendercacb.

Outras Notícias

Ver todas

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel