Aumento nas vendas, compra de adereços carnavalescos, fantasias, organização de ventos e outros itens de festa. A expectativa para o Carnaval é de movimento nos setores de comércio e serviços entre os dias 10 e 13 de fevereiro. Para o vice-Presidente da Micro e Pequena Empresa da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Itamar Manso, a data representa uma oportunidade para a comercialização de roupas, peças exclusivas e artesanais, além de movimentação nos destinos turísticos e geração de oportunidades em trabalhos temporários.
“Temos um ramo de negócios do Carnaval voltado à criatividade com profissionais que são renomados internacionalmente, além de um país repleto de festas e belos destinos turísticos em cada estado”, destaca o vice-presidente. Segundo ele, o cenário é de expectativa no aumento das vendas e maior geração de empregos em setores como serviços e turismo.
O vice-presidente Itamar Manso estima que o incremento no comércio em todo o país seja impulsionado. No entanto, lembra que o setor tem pleitos urgentes como a regulamentação do trabalho aos domingos e feriados.
Outras pautas do Sistema CACB são a regulamentação da Reforma Tributária, a desoneração da folha de pagamento das empresas, a flexibilização na contratação de funcionários por microempreendedores individuais e igualdade de condições entre empresários brasileiros e estrangeiros, no caso das compras internacionais.
Santa Catarina é exemplo de Turismo Sustentável
Conhecida por seu litoral de praias exuberantes, Santa Catarina ganhou um incentivo a mais para o Turismo Sustentável. Desde o ano passado, 10 projetos do Empreender relacionados aos Núcleos Turísticos de Sustentabilidade estão em andamento no estado e são apoiados pela CACB e o Sebrae.
Os municípios catarinenses contemplados com o projeto são: Aquidauana, Arabutã, Arroio Trinta, Florianópolis, Pomerode, Navegantes, Rio Piracicaba, São Joaquim e Urubici. A iniciativa prevê ações de desenvolvimento da economia, além de workshops e consultorias, para levar à certificação de empreendimentos sustentáveis.
“A proposta da CACB é fomentar atividades para que as empresas do segmento turístico possam trabalhar de forma mais sustentável, a partir de capacitações e consultorias, que levarão à certificação dos empreendimentos”, assinala o superintendente da CACB, Carlos Alberto Rezende.
Em Florianópolis, a iniciativa é coordenada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).