Imprensa
Sessão Solene

Empreendedores lotam plenário na Câmara em celebração à Liberdade Econômica

Cerca de 500 representantes de todos os estados brasileiros estiveram no Congresso Nacional, a convite da CACB, para comemorar os 5 anos da lei

6 de junho de 2024 às 10:32

Celebração dos cinco anos da Lei de Liberdade Econômica no Plenário Ulysses Guimarães | Foto: Câmara dos Deputados

Um momento histórico. Todas as cadeiras do plenário da Câmara dos Deputados ocupadas por representantes do setor produtivo brasileiro. A imagem reflete a força do associativismo. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) reuniu empresários dos 27 estados para celebrar os 5 anos da lei da liberdade econômica, criada para desburocratizar o ambiente de negócios.

Em parceria com o deputado Joaquim Passarinho (PL/PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, convocou a sociedade a assumir um pacto nacional para implantação das novas regras em cada município.

Na mesa, o conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo, Marco Bertaiolli; e os deputados Adriana Ventura (NOVO/SP); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP), presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado; Marcel van Hattem (NOVO/RS); e Domingos Sávio (PL/MG) , presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço.

Marco Bertaiolli, conselheiro do Tribunal de Contas de São Paulo; Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB; Joaquim Passarinho (PL/PA), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo; Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP), presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado e Adriana Ventura (NOVO/SP) prestando homenagem ao Hino Nacional | Foto: Reisy Ruzzi

“Queremos liberdade para trabalhar e, acima de tudo, que a criatividade do povo possa imperar para gerar emprego e renda”, defendeu Alfredo Cotait.

No discurso, Domingos Sávio falou sobre dificuldades que o empreendedor enfrenta: “Respeito muito quem empreende. Mas muitas vezes ele precisa se calar com medo da repressão do Estado a ponto de a gente precisar de uma lei para ter liberdade econômica”.

Para Bertaiolli, a questão tributária é outro ponto de debate: “Um assunto que não pode ficar de fora é a necessidade de corrigir uma injustiça com a microempresa. Precisamos corrigir o teto. Não é aumentar, é atualizar as tabelas do Simples”.

O deputado Passarinho destacou a força de mobilização da CACB: “Eu estou no segundo mandato e nunca vi uma casa tão bem representada. Parabéns”.

Outros parlamentares também comparecerem à sessão, como Bia Kicis (PL/DF) e Gilson Marques (NOVO/SC), para defender os princípios básicos da legislação, como a presunção de boa-fé do empreendedor e a interferência mínima do Estado, pontos que estimulam novos negócios e garantem mais trabalho e renda para o país.

A cerimônia foi concluída com a entrega de uma placa em agradecimento ao relator da lei, Jerônimo Goergen, que definiu que a medida “não só acelerou a formalização de novos negócios, mas também incentivou pequenos empreendedores a saírem da informalidade”.

Vídeo institucional CACB durante Sessão Solene | Foto: Reisy Ruzzi

A proposta da CACB para a municipalização da lei é garantir a simplificação dos negócios e criação de empregos no Brasil com foco no crescimento econômico, já que com a LLE, as atividades de baixo risco não precisam mais de autorização para gerar empregos e nem de fiscalização antecipada; a concessão de registro na junta comercial é automática; em caso de dívidas, a responsabilidade de cada investidor é limitada ao valor da própria cota; comprovantes podem ser arquivados de forma digital e empresas com menos de 20 funcionários estão dispensadas da obrigação do registro de ponto; além disso, com a carteira de trabalho digital, o prazo de anotação de funcionários passa para até cinco dias e o eSocial está mais simples e eficiente, com escrituração digital fiscal, previdenciária e trabalhista.

O mecanismo precisa de regulamentação ou decreto de cada Estado e município para vigorar de fato. A aprovação pode ser feita tanto pelo Executivo, via decreto, quanto pelo Legislativo com um projeto de lei.

De acordo com levantamento do Projeto Liberdade para Trabalhar do ILISP – Instituto Liberal de São Paulo, desde 2019 (quando a lei foi aprovada), apenas 25% do total de municípios brasileiros (1380) aprovaram a LLE.

“A falta de vontade política é o principal dificultador à implementação da lei. Por isso é preciso envolver nas discussões as associações comerciais e empresariais, que atuam na defesa dos interesses do empreendedores”, explicou Cotait.

O presidente ainda usou a palavra na tribuna para sugerir ao ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) – que adiou pela terceira vez o início de uma portaria impedindo acordo para trabalho aos domingos e feriados – o arquivamento do texto. Ele destacou que a CACB é favorável à negociação entre patrão e empregado, sem retrocessos como a exigência de convenção coletiva e intervenção de sindicatos: “Nós não precisamos pedir para precisar trabalhar. Isto é retrógrado. Não queremos o patrulhamento sindical em cima dos nossos empreendedores”.

A Confederação reúne 2.300 associações comerciais e empresariais de todos os setores da economia (comércio, indústria, agropecuária e serviços), somando mais de 2 milhões de empresários em todo o Brasil.

Acesse a publicação da CACB sobre a LLE aqui.

As fotos estão disponíveis no Flickr da CACB.

Últimas Notícias

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil
Dia Nacional da Natureza 4 de outubro de 2024 às 14:26

Iniciativas empresariais e eventos reforçam a proteção ambiental no Brasil

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes “Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes
MPEs 4 de outubro de 2024 às 10:57

“Compre do Pequeno”: nova campanha valoriza conexão entre pequenos negócios e clientes

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal
Política 3 de outubro de 2024 às 14:11

CACB defende micro e pequenas empresas em reunião com a Receita Federal

Economia do Mar em Brasília Economia do Mar em Brasília
Evento 3 de outubro de 2024 às 13:27

Economia do Mar em Brasília

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede” Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”
Empreender 2 de outubro de 2024 às 15:32

Federaminas conclui visitas técnicas do projeto “Poder da Rede”

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília
Federação 2 de outubro de 2024 às 14:28

Presidente da ACSP participa de audiência pública em Brasília

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel