CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Comércio e Serviços

Em carta, Unecs e FCS cobram ações mais efetivas no combate à crise da Covid-19

Além da vacinação em massa, o texto sugere medidas para a manutenção de empregos e do crédito para as empresas, celeridade na distribuição do auxílio emergencial, entre outras. Leia a Íntegra

24 de março de 2021 - 17:49

A Frente Parlamentar de Comércio e Serviços e Empreendedorismo (FCS) e a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) divulgaram nesta quarta-feira (24) uma carta aberta pedindo que sejam implementadas, de maneira célere e efetiva, medidas eficazes de combate à crise causada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o texto, assinado pelos presidentes da FCS, deputado Efraim Filho (DEM/PB), e da Unecs e CNDL, José César da Costa, a vacinação em massa precisa avançar rapidamente, sendo ela um ponto fundamental para o controle da pandemia. Por outro lado, ainda segundo o documento, de nada adianta fechar lojas e shoppings, enquanto os transportes públicos se mantiverem lotados e precários, sem a mínima condição de manter suas atividades em segurança.

As entidades cobram a reedição de medidas como a redução de jornadas e salários e suspensão de contratos e de programas de crédito, como o Pronampe e o Peac, além da prorrogação do Programa Especial de Regularização Tributária e celeridade na distribuição do auxilio emergencial à população mais carente.

A carta sugere, ainda a criação de um gabinete de crise nacional, a ampliação do número de leitos, fiscalização intensificada, uma campanha nacional de conscientização e diálogo com a sociedade civil organizada.

Os signatários lembram que maioria dos estabelecimentos comerciais têm seguido e investido rigorosamente nos protocolos sanitários orientados pela OMS, o que garante o funcionamento das atividades de forma segura e consciente.

“Reforçarmos que é fundamental que o governo federal conduza nacionalmente uma agenda coordenada de enfrentamento da pandemia e reformista, que possibilite a retomada econômica do país”, diz o texto.

Para acessar a íntegra do documento, clique aqui.

Videoconferência

Na manhã de hoje, presidentes das entidades que formam a Unecs e parlamentares da FCS se reuniram em uma videoconferência para debater pautas prioritários do setor em tramitação no Congresso Nacional e, em especial, as medidas urgentes para combater os impactos da pandemia da covid-19.

Participaram do encontro os presidentes das entidades que compõem a Unecs, Leonardo Miguel Severine (Abad), João Carlos Galassi (Abras), Glauco Humai (Abrasce), Paulo Solmucci Junior (Abrasel), Paulo Eduardo Guimarães (Afrac), Nabil Sahyon (Alshop), Geraldo Defalco (Anamaco) e George Teixeira Pinheiro (CACB).

A reunião contou ainda com a presença dos deputados Tiago Dimas (Solidariedade-TO), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Darci de Matos (PSD-SC), Chritino Aureo (PP-RJ), Sanderson (PLS/RS), Da Vitória (Cidadania-ES), Joaquim Passarinho (PSD-PA), Marco Bertaiolli (PSD-SP), Alceu Moreira (MDB-RS), Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS-DF), Otávio Leite (PSDB-RJ), Domingos Sávio (PSDB-MG) e do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311